Inspirando as pessoas a cuidar do planeta desde 1888 | Saiba mais »

Edição 159/Junho de 2013 05/06/2013

Fotos de animais estranhos encontrados em cavernas

Veja algumas espécies da fauna subterrânea que podem contribuir para o entendimento da vida em condições extremas

por Adriano Gambarini (texto e fotos)

Pouco ainda se sabe dos minúsculos e excêntricos animais cavernícolas. Mas essa fauna misteriosa, acreditam os cientistas, pode ser uma das chaves da compreensão de intricados processos evolutivos em condições tão extremas.

A fauna subterrânea pode ser classificada em três categorias. Os animais chamados trogloxenos são comuns em cavernas, mas dependem do ambiente externo para completar seu ciclo de vida, sobretudo na alimentação. Estão nesse grupo morcegos, lontras, algumas espécies de ave e invertebrados. Já os troglófilos são capazes de sobreviver apenas dentro das grutas, mas apresentam populações fora desses ambientes – inclusive, podem manter relações reprodutivas entre si. Por fim, os animais troglóbios são 100% residentes e dependentes dos meios subterrâneos. São as espécies mais especializadas, com feições oriundas da inexistência de luz, como a ausência completa dos olhos e de pigmentação. Tais animais evidenciam uma intrigante história evolutiva. Compreender seus processos adaptativos pode resultar em grandes contribuições para o entendimento de muitas questões biológicas de todos os organismos vivos.

Veja acima a galeria de animais encontrados em cavernas que complementa a reportagem Cavernas do Brasil: ciência no escuro, da edição de National Geographic Brasil de junho de 2013