Inspirando as pessoas a cuidar do planeta desde 1888 | Saiba mais »

CIÊNCIA 11/01/2012

Google homenageia Nicolas Steno

Pesquisador das áreas de anatomia e de geologia ganha Doodle em comemoração ao seu 374º aniversário

por Anderson Estevan

Google

doodle Nicolas Steno

Google

Em homenagem ao 347º aniversário do pesquisador, a Google desenvolveu um logo especial para comemorar a data

Quem acessou a página do Google hoje (11) deparou-se com um Doodle (logo do Google,) em homenagem ao 374º aniversário Nicolas Steno. O dinamarquês, pioneiro do estudo prático da geologia e anatomia, desenvolveu estudos relevantes e que contribuíram para conceitos como os fósseis, por exemplo.

Antes de Steno, acreditava-se que os fósseis fossem partes integrantes da terra ou que tivessem caído da Lua. Desmistificando os seus contemporâneos, o cientista comprovou a teoria dos fósseis através da análise de fósseis de tubarões, encontrados em rochas altas.

No campo da anatomia, é atribuída a Steno a descoberta do “canal stenonianus”, um duto da glândula parótida que pode ser encontrado na cabeça de cães, ovelhas e coelhos.

No campo teológico, o pesquisador também aprofundou seus estudos, primeiro na religião luterana, depois no catolicismo. Após se converter a igreja católica, Steno foi abandonando os estudos científicos e terminou a vida como bispo, morrendo em Schwerin em 1686. Em 1988, Nicolas Steno foi beatificado pelo papa João Paulo II.

 

LEIA MAIS

Carne e osso

As pistas de Darwin

O caminho da evolução

Comente