Inspirando as pessoas a cuidar do planeta desde 1888 | Saiba mais »

FOTOGRAFIA 08/11/2011

Instituto Tomie Ohtake exibe fotos de Steve McCurry

Fotógrafo se consagrou com foto da refugiada afegã Sharbat Gula, de expressivos olhos verdes, publicada na revista NATIONAL GEOGRAPHIC

por Kátia Arima

Steve McCurry

Garota afegã capa da National Geographic há dezessete anos é encontrada novamente

Steve McCurry

Garota afegã da capa da National Geographic foi encontrada novamente, após 17 anos

 

Exposição “Steve McCurry – Alma Revelada”

Quando: 11 de novembro a 29 de janeiro de 2012 – de terça a domingo, das 11 às 20 horas

Onde: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés), Pinheiros, São Paulo

Quanto: entrada gratuita

Ícone da fotografia mundial, a imagem da menina afegã Sharbat Gula, de olhos verdes expressivos, estará exposta no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, com outras 100 imagens do americano Steve McCurry.

A mostra, realizada em parceria com a Galeria Babel, será inaugurada na quinta-feira (10), em evento exclusivo para convidados. Na sexta-feira (11), será aberta ao público.A exposição reúne imagens registradas em países como a Índia, Paquistão e Nigéria. São fotos que capturam a essência das lutras e alegrias humanas: desvendam os conflitos geopolíticos, as diferenças culturais e paisagens naturais.

Seis fotografias feitas por McCurry após os ataques de 11 de Setembro de 2001, em Nova York, nos Estados Unidos serão exibidas na mostra. Outro destaque da exposição são fotos feitas por McCurry com o último rolo de Kodachrome, película extinta no final de 2010 – com esse filme, ele fez retratos do ator Robert de Niro e de estrelas da indiana Bollywood.

Steve McCurry iniciou sua carreira de fotógrafo em 1974, em um jornal do subúrbio da Filadélfia, sua cidade natal, nos Estados Unidos. Quatro anos depois, viajou como fotógrafo autônomo à Índia e ao Nepal.

No início da década de 80, McCurry recebeu prêmios por fotos no Paquistão e iniciou sua relação com a NATIONAL GEOGRAPHIC. Em 1985, a capa da revista com a refugiada afegã de olhos verdes consolidou sua fama mundial. Dezessete anos depois, o fotógrafo reencontrou a garota, Sharbat Gula, com o rosto desgastado pela guerra.

O fotógrafo já publicou dez livros e tem fotos em acervos de diversos museus como o International Center of Photography, em Nova York, e o Museu de Arte Moderna, em Tóquio. Em julho, a NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL publicou o livro Mestres da Fotografia, com a obra de McCurry e outros três fotógrafos renomados que já trabalharam para a revista.

LEIA MAIS

Steve McCurry: buscar a humanidade é a missão do fotógrafo

Comente