Inspirando as pessoas a cuidar do planeta desde 1888 | Saiba mais »

ESPAÇO 16/03/2012

Asteroide passará próximo da Terra em 2013

Com 50 metros de diâmetro, o 2012 DA14 poderá ser visto com telescópios convencionais

por Anderson Estevan

ESA/Divulgação

Asteroide Terra

<p> ESA/Divulgação</p>

Traçado eletrônico mostra possivel trajeto do asteróide em relação à Terra

Um asteroide com 50 metros de diâmetro passará muito próximo à Terra em fevereiro de 2013. O anúncio da descoberta foi feito ontem (15), pela Agência Espacial Europeia (ESA).

De acordo com os astrônomos, o corpo celeste batizado de 2012 DA14 fará sua trajetória bem mais próxima da Terra do que alguns dos 500 mil satélites comerciais que estão na órbita do planeta.

Mesmo sem ter calculado a rota do cometa, os cientistas garantem que o risco de impacto é zero, e que o asteroide passará a uma distância completamente segura do planeta. Por conta dessa proximidade (24 mil quilômetros da Terra), durante a sua próxima passagem, estimada para o dia 15 de fevereiro de 2013, será possível vê-lo com telescópios convencionais.

Segundo os estudos preliminares, o 2012 DA14 cruzará com a trajetória de nosso planeta duas vezes ao ano. Sua órbita é bem parecida com a da Terra, com período de translação de 366.24 dias.

Descoberto no último dia 22 de fevereiro, em uma área onde não é comum a incidência de asteroides, o 2012 DA14 é descrito pelos pesquisadores como difícil de ser observado, justamente por conta de sua trajetória, que passa muito acima do plano orbital da Terra, e por isso pode ter passado despercebido.

LEIA MAIS:

Espaço - A fronteira do futuro – Especial da NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL

Tempestade solar produz auroras espetaculares – Notícia publicada no NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE

5 fatos sobre a forte tempestade solar que atinge a Terra – Notícia publicada no NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE

 

Comente