Inspirando as pessoas a cuidar do planeta desde 1888 | Saiba mais »

CIÊNCIA 11/04/2012

Bebê mamute inicia tour pela Ásia

Lyuba passará por Hong Kong, Macao, Jacarta, Cingapura e Taiwan

por Olavo Guerra

Francis Latreille

Bebê mamute congelado encontrado na Sibéria

Francis Latreille

Encontrada por criadores de renas e entregue aos cientistas, a antiga carcaça começou a degelar durante um exame no Museu de Shemanovsky, em Salekhard, na Sibéria

O bebê mamute encontrado na península Yamal, na Rússia, em 2007, começa um tour na Ásia pelo Museu de Hong Kong, onde vai ficar exposto até o dia 10 de maio.

Lyuba – nome dado ao filhote – habitou a região há cerca de 42 mil anos e o frio ajudou na conservação de seu corpo. A espécie é a mais bem preservada do mundo. O animal morreu com cerca de um mês de vida sufocado pela lama, acreditam os cientistas. Apenas a cauda e as orelhas, devoradas por cães, não estão mais no corpo preservado do filhote fêmea. A pele e parte do pelo estão intactos, o que permitiu um estudo aprofundado da espécie.

Pesquisadores realizaram um escaneamento computadorizado e verificaram restos de comida estocados no estômago do animal. Além disso, extraíram um dente e amostras de tecido para tentar descobrir a causa de sua morte e sua idade real.

Lyuba foi descoberto por um nômade siberiano chamado Yuri Khudi, que percebeu o ótimo estado de conservação do mamute e o levou para os cientistas estudarem.

A próxima parada do tour do pequeno mamute é em Macau, na China. Em seguida, Jacarta, na Indonésia, e Cingapura receberão Lyuba. O último país a expor o animal será Taiwan, em 2013.

LEIA MAIS:

O bebê do gelo - reportagem de maio de 2009 da revista NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL

Comente