NOTÍCIAS 26/10/2011

Cataratas do Iguaçu e Amazônia concorrem na votação pelas sete novas maravilhas naturais do mundo

por Mônica Cardoso

A votação que vai eleger as sete novas maravilhas naturais do mundo está na reta final. Até 11 de novembro, internautas do mundo todo podem escolher seus locais preferidos, entre 28 finalistas. O Brasil participa com duas indicações: Cataratas do Iguaçu e Amazônia. Outros fortes concorrentes são o Grand Canyon (EUA), a Floresta Negra (Alemanha) e a Grande Barreira de Corais (Austrália e Papua Nova Guiné).

O concurso é promovido pela Fundação New 7 Wonders, que tem sede na Suíça, cujo compromisso é a documentação e a conservação dos grandes patrimônios naturais ao redor do mundo. A enquete começou há três anos, com 400 atrações. Após duas etapas, com voto popular e seleção de especialistas, os 28 finalistas foram selecionados com base na beleza, legado histórico e valor ecológico.

Em 2007, outro concurso da New 7 Wonders elegeu o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, como uma das sete novas maravilhas do mundo feitas pelo homem.

Para votar, basta visitar o site e a página da New 7 Wonders no Facebook, que também exibe versão em português. É possível votar apenas uma vez por e-mail e por perfil. Por SMS (mensagem de celular), não há limite de votos.

VOTE CATARATAS

Com o objetivo de emplacar as Cataratas do Iguaçu entre as vencedoras, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, empresas e outros órgãos públicos criaram a campanha Vote Cataratas, com vídeos promocionais e depoimentos de personalidades. Nesta quinta-feira, 4 de novembro, o alpinista Waldemar Niclevicz, que nasceu em Foz do Iguaçu, vai fazer uma tirolesa sobre a Garganta do Diabo, a principal queda d’água do complexo. “

Graças às Cataratas, Foz do Iguaçu é o segundo destino mais visitado pelos turistas estrangeiros no Brasil”, diz Gilmar Piolla, líder do Comitê Vote Cataratas. “Se ficarmos entre as sete maravilhas, esperamos ter um aumento de 30% nesse fluxo. Por isso, os votos por SMS é que vão fazer a diferença”. Para votar por SMS, é preciso enviar um torpedo com a palavra CATARATAS para o número 22046.