ACESSÓRIOS DE VIAGEM 03/04/2012

Google Maps indica situação do trânsito em tempo real

Programa de mapas e rotas da empresa norte-americana depende de usuários Android para funcionar

por Olavo Guerra

Reprodução

Google Maps - serviço de trânsito em tempo real

<p> Reprodução</p>

Google Maps agora oferece serviço de trânsito em tempo real

Na hora de traçar uma rota e calcular o tempo estimado para percorrê-la, o Google Maps irá levar em conta o tráfego das ruas, avenidas e estradas, medido em tempo real.

O anúncio foi feito na última segunda-feira (02) pela empresa. Segundo o Google, o novo software permite ao usuário que conheça o histórico do trânsito pelas vias onde ele passará, de acordo com a hora do dia, além de indicar as rotas alternativas para fugir, por exemplo, do tráfego no horário de pico.

Agora, ao calcular uma rota, o usuário terá dois tempos calculados: sem trânsito e com o tráfego em tempo real.

Para que o sistema funcione, o Google contará com a colaboração voluntária de usuários da plataforma móvel Android, adotada em smartphones e tablets. Eles devem manter a função “Meu Local” ativada no Google Maps do smartphone, pois assim a empresa pode identificar as pessoas que estejam trafegando devagar em uma estrada, por exemplo, por conta do trânsito.

Por enquanto, apenas grandes cidades dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Austrália e Canadá têm suporte à plataforma. Segundo o Google, novas cidades e países serão incluídos gradativamente.

Para utilizar o novo sistema, abra a página do Google Maps, digite o endereço desejado e, do lado direito superior da tela, clique em “Trânsito”. O programa mostra onde há obras, vias fechadas, com tráfego bom ou ruim, entre outros.

LEIA MAIS:

Mapas e rotas— encontre um endereço no viajeaqui

Manual do viajante: aluguel de carro

Manual do viajante: aplicativo de viagem