Inspirando as pessoas a cuidar do planeta desde 1888 | Saiba mais »

ESPAÇO 09/04/2012

Planetário inaugurado em Santo André é considerado o mais moderno do País

Planetário é o único no Brasil a possuir um sistema de projeção ótico e digital funcionando de forma sincronizada para reproduzir quase seis mil estrelas pontuais

por Anderson Estevan

Divulgação

Planetário Johannes Kepler, Santo André, em São Paulo

<p> Divulgação</p>

Com um moderno mecanismo de projeção integrada, a cúpula do Johannes Kepler pode exibir o espaço em 360°

Foi inaugurado na terça-feira (3) um planetário em Santo André, na Grande São Paulo. Ele é o único no Brasil a possuir um sistema de projeção ótico e digital funcionando de forma sincronizada para reproduzir quase seis mil estrelas pontuais, conferindo cores e cintilações semelhantes aos da natureza em boas condições, sem poluição ou nuvens.

Localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, o Johannes Kepler (batizado em homenagem ao pai da mecânica celeste), será o segundo maior do País, perdendo em tamanho somente para o do Rio de Janeiro.

Um moderno sistema de projeção integrado permite que os espectadores tenham uma visão em 360° do espaço. Fabricado pela empresa alemã Carl Zeiss, o projetor instalado no Johannes Kepler utiliza sofisticado sistema de automação eletromecânica, ganhando muito em qualidade quando combinado com o aparato ótico do planetário. Com ele, as estrelas e os planetas são projetados sobre uma cúpula em formato hemisférico de 18 metros de diâmetro.

Com o objetivo de ensinar a astronomia e ciências correlatas, o novo espaço tem capacidade para acomodar 247 poltronas e 13 espaços para cadeirantes, oferecendo aos espectadores a ilusão de observar o céu real ou o mais próximo disso.

Planetário Johannes Kepler

Onde:Rua Juquiá, s/nº, Bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135), Santo André, SP

Quando: das 9 h às 17h para escolas agendadas, de terça a sexta. Aos finais de semana, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 17 horas

Quanto: grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.