VISTO 09/04/2012

Porto Alegre e Belo Horizonte ganharão consulados americanos

Esta é mais uma ação para aumentar a entrada de turistas brasileiros nos Estados Unidos

por Mônica Cardoso

United States Government Work/Flickr

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, anuncia a abertura de dois novos consulados americanos no Brasil durante encontro com empresários

<p> United States Government Work/Flickr</p>

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, anuncia a abertura de dois novos consulados americanos no Brasil durante encontro com empresários

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, anunciou hoje (9) o plano de abrir dois consulados americanos no Brasil – em Porto Alegre e Belo Horizonte. Por enquanto, não há previsão da abertura dos novos postos. Atualmente, há consulados americanos em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília.

Hillary reuniu-se hoje com empresários brasileiros e americanos na Câmara de Comércio Americana em Washington. O encontro faz parte da visita oficial da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos.

Esta é mais uma ação para aumentar a entrada de turistas brasileiros nos Estados Unidos. Em janeiro, o presidente Barack Obama anunciou várias facilidades para a concessão de vistos. Existe ainda a possibilidade de isenção de vistos para brasileiros, que está em discussão. Atualmente, cidadãos de 36 países são isentos de visto, necessitando apenas de uma autorização por via eletrônica.

O interesse no turista brasileiro não é à toa. Depois do visitante japonês e do britânico, o brasileiro é o que mais gasta nos Estados Unidos. De acordo com os dados do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, divulgados em setembro do ano passado, o brasileiro gasta, em média, US$ 5.918. Nos estados de Nova York e Flórida, porém, o brasileiro lidera os gastos.

LEIA MAIS:

Visto para os Estados Unidos

Preços de vistos para os Estados Unidos aumentarão em 13 de abril