PASSAPORTE 26/04/2012

Agendamento de visto para os EUA em BH pode ser feito pela internet a partir do dia 30

Novo posto também receberá documentos e fotos e fará a coleta de impressões digitais

por Anderson Estevan

Thinkstock

Passaporte

Thinkstock

A partir do dia 30 de abril será possível agendar a solicitação do visto para os Estados Unidos em Belo Horizonte (MG) pela internet.

Para fazer a requisição, é necessário preencher um formulário eletrônico com seus dados, efetuar o pagamento de uma taxa de 160 dólares e aguardar até oito dias para o agendamento de sua entrevista. Após todas as etapas do processo, o passaporte deve ser entregue entre sete e dez dias.

A coleta de impressões digitais e a entrega das fotos para identificação e os documentos necessários para o processo serão feitos no novo Posto de Atendimento do Consulado Norte-americano na capital mineira, que funcionará no bairro de Santa Ifigênia.

Pessoas com menos de 15 anos e mais de 66 anos não precisam ir ao centro, pois, no caso delas, não é feita a coleta da impressão digital. Além disso, um representante pode retirar os documentos em nome delas.

As entrevistas com os diplomatas norte-americanos, feitas quando o visto é pedido pela primeira vez, não serão feitas em Belo Horizonte. O procedimento continuará a ser feito apenas nos consulados de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

LEIA MAIS:

Visto para os Estados Unidos terá novo sistema de obtenção

Visto para a Europa

É preciso “muita conversa” para que brasileiros sejam isentos de visto, diz ministro dos EUA