Inspirando as pessoas a cuidar do planeta desde 1888 | Saiba mais »

FOTOGRAFIA 15/03/2012

Produção holandesa Afrikaner Blood vence o 2º World Press Photo Multimedia Contest

Filme utiliza fotos, vídeo e som para narrar a história de um acampamento de férias que incita o racismo na África do Sul

por Anderson Estevan

Ilvy Njiokiktjien / Divulgação

World Press Photo Multimídia

<p> Ilvy Njiokiktjien / Divulgação</p>

Dirigido por Elles Van Gelder e Ilvy Njiokiktjien, o multimídia Afrikaner Blood conta a história de um acampamento de jovens que incita conceitos racistas na África do Sul

A produção holandesa Afrikaner Blood é a vencedora do 2º World Press Photo Multimídia Contest. O júri internacional do concurso, composto por profissionais de vídeo e fotografia, anunciou hoje (15) a decisão que levará os cineastas holandeses Elles van Gelderen e Ilvy Njiokiktjien à cerimônia do World Press Photo Award Days, que acontecerá em 21 de abril, em Amsterdã.

A produção multimídia vencedora mistura vídeo, som e fotos para narrar a vida de adolescentes brancos sul-africanos que frequentam um acampamento de férias que ensina técnicas de autodefesa para combater os seus inimigos: os negros da África do Sul. O ódio e o racismo são difundidos por um veterano militar que coordena o acampamento.

O segundo lugar do concurso ficou com a produção Half-Lives: The Chernobyl Workers Now, da fotógrafa e cineasta norte-americana Maisie Crow, sobre os efeitos atuais da tragédia nuclear na cidade ucraniana. O multimídia America’s Dead Sea, do fotógrafo norte-americano James Lo Scalzo, ficou com o terceiro lugar.

Além dos três prêmios principais, o júri premiou a produção multimídia interativa Punched Out: The Life and Death of a Hockey Enforcer dos cinegrafistas e fotógrafos Shayla Harris e Marcus Yam com uma menção honrosa.

Cada uma das equipes premiadas receberá o prêmio Gonden Eye e um certificado durante o World Press Photo Award Days, que acontecerá em 21 de abril, data em que todos os vencedores do World Press Photo de 2011 receberão seus prêmios. Além disso, o primeiro lugar do concurso multimídia receberá € 5.000.

Ao todo, foram inscritos no concurso deste ano 287 produções multimídia de 48 países.

As produções premiadas podem ser vistas no site oficial do concurso.

LEIA MAIS:

Imagem da revolta armada no Iêmen vence o 55º World Press Photo – Notícia publicada na NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL

MIS recebe a mostra fotográfica Sony World Photography Awards – Notícia publicada na NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL

Fotografia – NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE

Papéis de Parede – NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE

Por Trás das Lentes – Blog dos fotógrafos de NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE