Viagem com crianças 25/09/2012

Rio de Janeiro para crianças e famílias

Além dos clássicos passeios ao Cristo Redentor e Pão de Açúcar, é possível apresentar uma cidade cheia de atrações para os pequenos

por Viviane Macedo

Não é por acaso que o Rio de Janeiro ostenta o título de Cidade Maravilhosa. Dona de belas praias e lindas paisagens, a cidade tem um charme incomparável. Estar ali é garantia de dias cheios, com a possibilidade de fazer os mais diversos programas – sozinho, a dois, ou com toda a família.

Os encantos do Rio não escolhem idade. Por isso, prepare-se para uma viagem repleta de atrações para os pequenos – e para se divertir com eles também.

As atrações: Cristo Redentor e Pão de Açúcar

Passeio para crianças e adultos, o Cristo Redentor é atração obrigatória na cidade. O monumento de 1931 é o principal cartão-postal carioca (e, oras, do Brasil também), um mirante com excepcional vista da cidade. O acesso pode ser feito por um trenzinho, o que garante entretenimento para as crianças, principalmente na “curva do ó” – quando a mata do Parque da Tijuca dá espaço para uma linda vista da cidade. Também é possível subir de táxi ou com uma das vans que se enfileiram na rua – nesse caso, sem muita emoção.

Outro destino obrigatório é o Pão de Açúcar, conjunto formado por dois mirantes naturais, o Morro da Urca (227 metros) e o Pão de Açúcar (396 metros). Do mais alto, uma vista deslumbrante aparece ao longe: o Cristo, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea. Tudo isso com direito a subida de bondinho, que também é uma atração. Se puder, programe-se para passar o entardecer em seu topo, quando a vista fica ainda mais bonita.

Passeio para toda a família

O Jardim Botânico é o lugar ideal para passear com a família. Com centenas de espécies de plantas, o parque é um espaço onde as crianças podem correr e brincar à vontade, aproveitando o ar puro que se respira ali. O playground é um lugar bastante disputado por mães e babás. O Museu Histórico Nacional também tem atrativos para a garotada, que viaja ao passado com o acervo riquíssimo da história do Brasil. Ainda passeando em museus, o da Casa do Pontal é dividido em 12 galerias temáticas e exibe curiosas maquetes com movimento e esculturas de madeira.

Também vale a pena levar os pequenos para ver um céu com 9 mil estrelas, projetado no Planetário. Mas, se quiser voltar para a areia, no Leblon há uma alternativa feita para quem está com as crianças. O Baixo Bebê Leblon é um quiosque que oferece recreação infantil. São atividades culturais, esportivas e de lazer para a meninada brincar com segurança e pé na areia. E, o que vai interessar muito os papais de plantão: o local disponibiliza um fraldário.

Comidinhas infalíveis

Não tem como passar pelo Rio de Janeiro e não comer o famoso Biscoito Globo e tomar um mate gelado – muito gelado mesmo –, vendidos por ambulantes na praia. As casas de sucos na orla também brindam os visitantes com sucos das mais variadas frutas. A Bibi Sucos é uma das famosas da cidade – oferece mais de 50 combinações de frutas frescas. E quando o assunto é comidinha, a Confeitaria Colombo, em Copacabana, é visita obrigatória. Apesar da matriz ser mais charmosa, esta certamente é mais atraente para as famílias, por conta da localização dentro do forte e com um panorama invejável. Um café da manhã aqui é insuperável.

Outra perdição são os quitutes portugueses encontrados em botecos por toda cidade. Mesmo as crianças que não gostam de peixe se renderão aos bolinhos de bacalhau.

Bondinho do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro

<p> André Nazareth</p>

O bondinho do Pão de Açúcar, uma das atrações obrigatórias no Rio de Janeiro - Foto: André Nazareth

Meio de transporte

Comparado a São Paulo, o Rio de Janeiro tem uma tarifa de táxi bem em conta, e não sai muito caro fazer os principais passeios com esse meio de transporte – o que pode ser uma alternativa, principalmente por estar com os filhos (e o carrinho, e as mochilinhas, e as comidinhas...). Agora, para passear, o bondinho do Pão de Açúcar é imperdível. As crianças vão adorar ver a cidade se apequenando aos seus pés. Para os mais grandinhos, um passeio de bicicleta também é uma boa pedida. O Rio tem mais de 200 quilômetros de ciclovias e algumas empresas alugam bicicletas.

Para deixá-las exaustas

Não é necessário deixar as crianças exaustas no Rio de Janeiro. Leve-as para curtir praias como as da Barra, Ipanema e Leblon. O Aterro do Flamengo e o Parque dos Patins, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, também são bons lugares para levá-las.

Programa de adolescente

Para os adolescentes, aulas de surfe podem ser uma atração bacana. Na praia da Barra é possível encontrar instrutores para ensinar o esporte. Há também escolas que oferecem cursos de escalada em rochas, com aulas em diversos pontos da cidade. Para os que gostam de caminhar, o passeio no Forte Duque de Caxias tem uma caminhada ecológica na área de proteção ambiental da Mata Atlântica e uma visita ao sítio histórico do local. Apesar do calor do Rio de Janeiro, também é possível apostar num programa diferente e levar os filhos para patinar no gelo no Barra on Ice.

Se nada disso der certo (e eles não fugirem para as animadas baladas-matinês), leve-os para uma partida de futebol. Apesar do Maracanã estar fechado, haverá sempre um jogo para animar tardes e noites.

Comprinhas

Shopping center é o que não falta no Rio de Janeiro. Na Barra, então, as áreas de lazer são muito bacanas. Mas, convenhamos, com uma cidade tão linda à disposição vocês passarão o dia no ar-condicionado?