DESTINO MUNDO 24/05/2012

Torres e edifícios mais altos do mundo

As torres e prédios que proporcionam aos turistas um passeio nas alturas

por Luna Kalil, de Nova York

Todas as grandes construções buscam um superlativo: o maior edifício com ou sem antena, a maior construção metálica, a maior torre, o mais alto observatório, o mais alto mirante a céu aberto, o mais alto hotel, o mais alto restaurante etc. Por isso, diversos rankings, que mudam anualmente, foram criados para prestigiar as obras-primas da arquitetura mundial.

Atualmente, é o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que se orgulha do título de "mais, mais". Com 828 metros, ele é o edifício mais alto já construído no mundo. Mas como não faltam classificações para esse tema, a Tokyo Skytree, inaugurada esta semana em Tóquio, no Japão, ganhou a denominação de a "torre mais alta do mundo", com 634 metros. E já existem candidatos querendo roubar o troféu do Burj: a Kingdom Tower, em Jeddah, na Arábia Saudita, prevista para ser concluída em 2018, terá 1.000 metros de altura.

Segundo o Council on Tall Buildings and Urban Habitat, organização que acompanha e registra edifícios altos, até 2015 estão previstas 10 inaugurações de prédios com mais de 500 metros de altura, o que deve mexer bastante com as classificações atuais. Entre os que estão por vir, está a nova Torre 1 do World Trade Center (na foto abaixo, com conclusão prevista para 2013), que ainda em construção ganhou o título da mais alta torre da cidade de Nova York em abril deste ano, ultrapassando o Empire State Building (sem contar a antena).

Aos viajantes, fica a dica: não deixem de incluir esses mirantes na lista "to do" quando visitarem uma das cidades listadas aqui. Além de ser uma experiência "nas alturas", ver a cidade do alto é a melhor forma de se localizar e criar um mapa mental dos bairros e atrações.

LEIA MAIS:

8 pontos altos da culinária mundial

8 vistas espetaculares de São Paulo

Papéis de parede - Cidades e construções– NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE

Comente