Argentina

País / Capital: Buenos Aires, Argentina

  • www.turismo.gov.ar
  • 41.450.000 hab
  • +54
  • 0h (horário de Brasília)
  • América do Sul
  • Peso argentino
  • 0800-9995500
  • Não é necessário.

  • SHIS, QL 2, conjunto 1, casa 19, Brasília (DF)
    (61) 3364-7600
    www.brasil.embajada-argentina.gov.ar

Ver destinos em Argentina »

O que faz da Argentina um destino tão procurado por brasileiros? A resposta não poderia ser mais atraente: o país é praticamente uma espécie de Europa, com a vantagem de estar a poucas horas de casa. A síntese dessa definição é Buenos Aires e Córdoba, suas maiores cidades que respiram ares cosmopolitas e agradáveis, com ótimos restaurantes, parques elegantes e charmosas lojas.

Na capital, assistir a uma partida entre River Plate e Boca Juniors explica por que o futebol nesse país é tratado como religião, com torcedores fanáticos e estádios que incendeiam a cada lance. É aqui, inclusive, que o turista provará de uma das melhores carnes de sua vida - um sabor que caracteriza a gastronomia local.

Nos contrafortes andinos, a região de Mendoza abarca algumas das melhores produções vinícolas do continente - e é a plataforma perfeita para explorar o Cerro Aconcágua, a mais alta montanha do planeta fora da Ásia.

Um pouco mais ao sul, a Patagônia traz a combinação de neve e frio que tanto nos fascina. Em Bariloche e Las Leñas, o desafio pode vir das excelentes pistas de esqui, no inverno, ou de cavalgadas e canoagem, no verão.

Em El Calafate, por outro lado, paisagens dramáticas, que combinam lagos, geleiras e picos de granito fazem a alegria de praticantes de esportes ao ar livre. Isso sem contar a majestosa geleira Perito Moreno e as montanhas ao redor de El Chaltén, listadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, no Parque Nacional Los Glaciares.

Já na meridional Ushuaia, uma rica fauna composta de pinguins, orcas e leões-marinhos ocupam os fotógrafos, que saem da região com ótimas recordações. 

Tango, vinho, futebol e alfajores – a Argentina tem tudo aquilo que cai bem ao nosso gosto.

COMO CHEGAR

Voos diretos do Brasil para a Argentina pousam no Aeroporto Internacional de Ezeiza, a 35 quilômetros de distância de Buenos Aires, e também no Aeroparque Jorge Newbery, próximo ao centro da capital. A Aerolíneas Argentinas e a TAM têm voos diários saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A GOL também opera voos de São Paulo e Porto Alegre

No aeroporto de Ezeiza há táxis comuns, micro-ônibus e ônibus. Importante: em Buenos Aires, as passagens podem ser pagas apenas com moedas (pesos argentinos). Você também pode optar pelos remises - táxis especiais que cobram um preço fixo para levar os passageiros a um determinado destino.

COMO CIRCULAR

A lendária Ruta 40 corta a Argentina de norte a sul por cerca de 5 mil quilômetros, correndo paralela à Cordilheira dos Andes. Além das estradas de alta velocidade, o país possui rodovias secundárias.

Nas regiões de montanha é bom ter experiência em dirigir na neve. Mas há uma vantagem: para conduzir carros pelo país, basta apresentar a habilitação brasileira. As principais empresas de ônibus da Argentina são a Andesmar, a Chevallier, a El Rápido International, a Via Bariloche e a Crucero Del Norte.

Outra boa opção são os trens, cujas principais empresas são a Ferrobaires e a Trenes del Litoral.

ATRAÇÕES

Para além da capital argentina, repleta de restaurantes bacanas e pontos turísticos imperdíveis, como o tradicional bairro de La Boca, o país reserva ótimas surpresas. Aproveite a rica fauna marinha do Atlântico Sul, em Puerto Madryn e Comodoro Rivadavia, para tirar belos cliques e marcar na memória a paisagem privilegiada da região.

Falando em paisagem, dê um pulo em El Calafate para admirar os picos de granito em El Chaltén e o glaciar Perito Moreno. As cidades de inverno argentinas, aliás, reservam resorts de esqui que encantam com seu charme. 

E claro: não podemos esquecer dos ótimos vinhos do país, classificados entre os melhores do mundo. Mendoza é a meca da bebida na Argentina, mas Salta também não deve em nada no quesito qualidade. Vinícolas como a Catena Zapata e a Ruca Malen promovem degustações e oferecem almoços saborosos. 

Atualizado em 12/11/2015

LEIA MAIS:

48 Horas em Buenos Aires

Guia de Viagem: Patagônia

Melhores vinícolas para visitar e provar vinhos em Mendoza

As mais belas belas vinícolas da América do Sul

Comente