Qatar

País

  • www.qatartourism.gov.qa
  • 1.900.000 hab
  • +974
  • 6h (horário de Brasília)
  • Ásia
  • Rial Catariano
  • É necessário. Vistos para o Qatar só poderão ser obtidos pela pessoa ou empresa que será responsável pelo viajante no Qatar. Os vistos de turista podem ser solicitados através de hotéis credenciados em Doha (consulte com antecedência

  • SHIS QL 20 conj. 1 - casa 19 - Lago Sul - Brasília (DF)
    (0xx61) 3366-1005 / 1015
    www.embcatar.org.br/

Ver destinos em Qatar »

A pequena península que projeta-se do oeste da Arábia Saudita em direção ao Golfo Pérsico viu seu mundo mudar muito nos últimos quinze anos. As terras planas e desérticas do Qatar, quase inóspitas, eram povoadas por pescadores, criadores de pérolas e camelos até os anos 1940. A descoberta e a exploração do petróleo trouxe um afluxo de recursos que transformaria a paisagem de vez. Hoje o país tem um dos maiores PIB per capita do planeta e investe seus lucros para garantir seu futuro quando as jazidas de óleo e gás se esgotarem.

Futura sede da Copa do Mundo de 2022, o Qatar vem criando estrutura e meios para tornar-se um pólo cultural, educacional e tecnológico dentro do Oriente Médio, mais ou menos nos mesmos moldes que seus vizinhos dos Emirados Árabes Unidos. A antes calma Doha, sua capital, é hoje uma metrópole frenética. Edifícios modernos combinam-se com museus de linhas vanguardistas, como o superlativo Museu de Arte Islâmica. Grandes eventos esportivos são organizados junto a cúpulas internacionais sobre economia, sustentabilidade e educação.

No Qatar, o futuro já começou.

COMO CHEGAR

O Qatar vem se consolidando como um importante hub aéreo para as viagens entre o Brasil e destinos asiáticos, dentro e fora do Oriente Médio. A Qatar Airways (www.qatarairways.com) possui não só excelentes equipamentos, como serviço impecável. Aliado ao moderníssimo e eficiente aeroporto de Doha, tudo fica mais fácil. O voo direto entre São Paulo e Doha pela Qatar dura a partir de 14 horas. Curiosamente, voos com uma escala através de Dubai (Emirates), Londres (British) e Paris (AirFrance), entre outros, podem sair mais baratos.