Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

A expo de Zaragoza em primeira mão

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h12 - Publicado em 23 abr 2008, 12h04

Na Espanha costuma ser assim: uma cidade bacaninha, mas pouco conhecida, faz das tripas coração, investe milhões em uma super reestruturação urbana, chama os arquitetos mais badalados do momento e…tcharan! Entra no roteiro turístico do resto do mundo. Barcelona e Sevilha bombaram depois de 92, quando receberam as Olimpíadas e a Expo, respectivamente. Alguns anos mais tarde, Bilbao e Valencia correram atrás do prejuízo. E encaçaparam o talento dos gênios Frank O. Gehry e Santiago Calatrava para darem vida ao Guggenheim à Cidade das Ciências. Chegou a vez de Zaragoza tirar o atraso.

De 14 de junho a 14 de setembro, a cidade celebrará uma Exposição Internacional (vulgo Expo) com o tema Água e Desenvolvimento Sustentável. Além de debater o tema e exaltar o politicamente correto, a expo também é um pretexto a reunião gente do mundo inteiro, shows, exposições, etc etc etc. Para isso, um recinto com 25 hectares está sendo recheado com edifícios escalafobéticos assinados pelos arquitetos do momento. O principal dele será um pavilhão em forma de ponte sobre o rio Ebro gerado nos neurônios super-sônicos da iraquiana Zaha Hadid, a primeira mulher a arrematar um prêmio Pritzker de arquitetura.

Continua após a publicidade

Visitei o parque da Expo ontem. E ajoelhei no milho por não estar na pele dos responsáveis pelo evento. Falta menos de dois meses para o início das celebrações e o lugar ainda é um canteiro de obras. A passarela que levará os visitantes da estação de trem ao cafundó onde fica o parque está pela metade. A ponte de Hadid mal acabou de ser coberta. Os pavilhões dos países estão engatinhando (neste caso – e somente neste – a organização confessa que alguns não ficarão pronto em tempo).

Continua após a publicidade

Em uma semana, o recinto será fechado para a imprensa (que até então é das poucas categorias de seres humanos que podem ir lá bisbilhotar). E o resultado só será conhecido no dia da inauguração. Com vocês, portanto, fotinhos do futuro de Zaragoza em primeira mão.

Engenheiros, que a força esteja convosco.

Publicidade