Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

El Nido, nas Filipinas: modo de usar

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h00 - Publicado em 6 mar 2010, 10h02

Praias paradisíacas do arquipélago e Bacuit: a ralé se hospeda em El Nido

Seria muita maldade da minha parte postar sobre o lugar mais bonito do mundo, El Nido (na ilha de Palawan, na região sudoeste das Filipinas), sem dar as coordenadas a vocês, caros leitores. Aqui vai, pois:

COMO CHEGAR
Hummm… uma questão complicada, essa. A cidade tem um miniaeroporto. Mas ele só recebe os aviões pequenos de uma obscura companhia chamada ITI. Esses voos são caríssimos e, para piorar, os hóspedes dos três resorts carésimos instalados no próprio arquipélago de Bacuit (a ralé da qual faço parte se hospeda em El Nido) têm a preferência na hora de comprar os bilhetes. O que a maior parte da ralé faz é voar desde Manila (capital filipina) para Puerto Princesa, a principal cidade da ilha de Palawan, e ir subindo rumo ao norte parando em outros lugares interessantes – a gracinha de Port Barton foi onde fiz o pit stop — para quebrar a viagem (umas 8 horas de van por estradas precárias). Outra opção é voar para Coron (lugar sobre o qual falarei mais adiante), que fica na ilha de Busuanga, no extremo norte de Palawan, e de lá pegar um barquinho que pode demorar de 5 a 9 horas dependendo das condições do mar.

HOSPEDAGEM
El Nido, a cidade que serve de porta de entrada para o lindo arquipélago de Bacuit, é como um enorme peru que se esforça para ser servido em um pires. Por causa de sua geografia – a cidade está espremida entre o mar e penhascos inabitáveis de pedras –, tudo lá é espremidinho. Há quartos baratíssimos, mas geralmente são bastante claustrofóbicos. Um lugar em uma pousada decente custa a partir de 16 euros (o que, acredite, é caro para os padrões Filipinos). Mas não espere bangalôs de sonho, como em outros lugares do país. É recomendável reservar com antecedência, principalmente de dezembro a abril.

QUANDO IR
A época seca é de dezembro a abril. No resto do ano, chuvas e tufões podem estragar a sua viagem.

Publicidade