Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

A minha lista dos países mais simpáticos do mundo

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h46 - Publicado em 21 ago 2012, 12h21

Nova Zelândia: o top 1 da minha lista

Listas dos “mais isso” ou “mais aquilo” não devem ser levadas a sério. Ainda assim, todo mundo gosta. Não à toa, elas são uma mão da roda para vender revista e gerar discussões inflamadas em sites e blogs.

Recentemente, três publicações produziram listas dos países mais “simpáticos” (ou “amigáveis”) do mundo. E veja que curioso: ainda que haja algo em comum entre elas, nenhum país está em todas.

SEGUNDO O SKYSCANNER

1. Brasil
2. Região do Caribe
3. Filipinas
4. Tailândia
5. Portugal
6. Indonésia
7. Nova Zelândia
8. Canadá
9. Dinamarca
10. Japão

 

SEGUNDO O LONELY PLANET

Continua após a publicidade

1. Irlanda
2. EUA
3. Malawi
4. Fiji
5. Tailândia
6. Samoa
7. Vietnã
8. Indonésia
9. Escócia
10. Turquia

SEGUNDO A REVISTA FORBES

1. Nova Zelândia
2. Austrália
3. África do Sul
4. Canada
5. Estados Unidos
6. Turquia
7. Reino Unido
8. Filipinas
9. Espanha
10. Malásia

 

Outro detalhe notável é a dificuldade que a pessoa (ou o grupo de pessoas) responsável pela lista da Forbes tem de achar bacana alguém que fale um idioma que não seja o seu. Nada menos do que SETE países (Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Malásia), entre os 10 eleitos, têm o inglês como língua oficial (ou uma das).

Continua após a publicidade

Entrei no embalo e elaborei a minha listinha (ainda que faltem N países para conhecer e que generalizar seja algo arriscadíssimo), com base na cortesia e amabilidade das pessoas que encontrei pelo caminho até agora. No fim das contas, elas têm bastante em comum com as duas primeiras.

Comparando um pouco a minha com as três:

Países como Portugal, Malásia e Vietnã não estão entre os meus top 10. Mas seriam fortes candidatos caso o ranking fosse um pouco mais longo. Japão, Canadá e Austrália não fazem parte da minha lista porque ainda não tive a honra. Mas acredito piamente que fazem por merecer. Entre os demais, só desbancaria do meu ranking alongado a região do Caribe (aliás, estranho colocar tantos países no mesmo saco). Ainda me falta muito por conhecer mas, até o momento, encontrei mais “marra” do que simpatia genuína quando estive por lá. Também tenho minhas dúvidas quanto à presença da Espanha – a menos que me renda ao bordão “Catalunya is not Spain”.

 

E você? Quais adotaria? Quais desbancaria?

Continua após a publicidade

 

SEGUNDO O ACHADOS

1. Nova Zelândia

2. Turquia

3. Indonésia (principalmente Bali)

Continua após a publicidade

4. Brasil

5. México

6. Filipinas

7. Nicarágua

8. Tailândia

Continua após a publicidade

9. Estados Unidos (com exceção de Nova York)

10. Áustria

 

Siga @drisetti no Twitter

 

Publicidade