Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

10 coisas que você precisa saber sobre Santorini antes de ir

Não vá conhecer Santorini, a mais famosa ilha grega, sem antes entender o que se passa por lá

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h46 - Publicado em 23 set 2012, 11h59

Antes de ir a Santorini, é bom ter em mente que:

1. O vilarejo mais bonito da ilha, onde estão aquelas igrejinhas de cúpulas azuis que servem de cenário ao pôr do sol mais poético do universo, chama-se Oia. Pronuncia-se “Ia”.

2. A capital da ilha (e também a sua maior cidade) é Thira (ou Fira). Apesar de também ter o seu charme, ela não chega aos pés de Oia. Mas é onde estão os hotéis e restaurantes mais econômicos.

3. Oia é, muito provavelmente, o lugar mais caro da Grécia. Espere pagar 6 euros por uma cerveja (o preço normal na Grécia seria 2,50 euros) ou 5 euros por um café em qualquer bar ou restaurante mais ajeitadinho (há alguns espetaculares) e/ou com vista para o mar e o vulcão.

4. Em Oia, espere pagar cerca de 80 euros por um quarto bacaninha sem vista para o mar. Com vista para o Egeu, o céu é o limite. Os quartos espetaculares com piscinas privadas chegam fácil a preços de quatro dígitos. Os hotéis com piscina “compartilhada” de frente para o mar têm tarifas que começam em 150 euros por casal. Em julho e agosto as diárias são ainda mais salgadas. Reservar antes de ir é sempre uma boa ideia.

Continua após a publicidade

5. Nos últimos dez anos, Santorini entrou na rota de vários navios de cruzeiro. Ao longo do dia, grupos gigantescos de cruzeiristas desembarcam na ilha e entopem as ruelas estreitas de Oia (não é maneira de dizer). Para quem deseja curtir o lugar com calma, recomendo hospedar-se em Oia para curtir as manhãs e as noites de tranquilidade, antes e depois da chegada dos grupos. Nas horas de aglomeração, o melhor a fazer é esconder-se na piscina do hotel ou caminhar pelos trechos menos congestionados. Os turistas costumam concentrar-se entre a pracinha onde os ônibus estacionam e o Castelo Antigo, cujas ruínas servem de mirante.

6. Um dos cantinhos mais mágicos e sossegados da ilha (aonde poucos cruzeiristas chegam) é a baía de Amoudi, um pequeno porto à beira de um mar absurdamente cristalino onde há algumas tavernas que servem peixe fresco.

7. O motivo para tanta tranquilidade é simples: 250 enormes e inclinados degraus separam Amoudi do centro de Oia. Para baixo, todo santo ajuda. Para cima, a única opção para os preguiçosos é montar no lombo de um burro (a quatro euros a “corrida”). O cocô desses bravos guerreiros empilha-se sobre a escadaria, tornando tudo mais emocionante para quem sobe e desce a pé. Apesar dos pesares, eu garanto: subir e descer será uma das experiências mais exóticas e gratificantes da viagem.

8. Santorini não é exatamente um destino de praia. Eu sei, por essa você não esperava… Mas não há motivo para pânico. Com aquelas vistas (de preferencia, da sua piscina), você não vai sentir falta de mais nada.

Continua após a publicidade

9. Ainda sobre praias: sim, há praias em Santorini. Mas elas definitivamente não são lá essas coisas. A mais interessante é Red Beach, de areias pretas com nuances avermelhadas. No auge do verão, a areia escura tem o efeito de um forno crematório.

10. O melhor lugar da ilha para dar um mergulho é um segredinho. À esquerda de Amoudi Bay (aquela dos burros e dos degraus) há um pequeno caminho em cuja entrada há uma placa avisando sobre o perigo de desabamentos. Sim, é meio perigoso. Mas no fim da trilha há um murinho de onde é possível saltar ao mar para nadar até a ilhota que está logo em frente. De lá, se tem uma das vistas mais inacreditavelmente belas. Para mim, esse lugar vale a viagem.

Siga @drisetti no Twitter

Publicidade