Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Novidade em Barcelona: o centro cultural Mercat del Born

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h15 - Publicado em 28 Maio 2014, 22h36

Depois de um longo inverno, volto a falar de Barcelona, meu QG e cidade do coração…

 

Com um pouquinho de atraso, aqui vai um relato sobre a maior novidade dos últimos tempos na cidade, inaugurada no segundo semestre do ano passado. O novo centro cultural Mercat del Born, instalado num antigo mercado público modernista, é o grande ícone do reencontro de Barcelona com a auto-estima perdida, após anos de crise econômica e certo baixo astral.

 

A entrada grandiosa do mercado

A entrada grandiosa do mercado

O interior da "catedral de vidro e ferro": embalagem modernista para ruínas do início do século 18

O interior da “catedral de vidro e ferro”: embalagem modernista para ruínas do início do século 18

Continua após a publicidade

O lugar é absolutamente deslumbrante, graciosamente esculpido em ferro e vidro pelo arquiteto Josep Fontserè i Mestre (o mesmo que desenhou o vizinho Parc de la Ciutadella) em 1878. Valeu o atraso de mais de uma década: ao início das obras de restauração, na virada do milênio, descobriu-se que a estrutura apoiava-se sobre um conjunto de ruínas do início do século 18. Diante da surpresa, a reforma que transformaria o lugar numa biblioteca pública foi interrompida. Seguiram-se anos e anos de polêmicas e discussões sobre o que fazer com aquilo tudo.

 

A “catedral de ferro e vidro” foi, por fim, recheada com uma exposição sobre a vida na cidade no século 18, posicionada ao redor das ruínas. O resultado final é belíssimo e coloca a cereja no bolo do Born, o bairro mais cool do centro antigo da cidade, primo rico (e vizinho) do Bairro Gótico.

A praça que dá acesso ao mercado coloca a cereja no bolo do Passeig del Born, um dos lugares mais charmosos da cidade

A praça que dá acesso ao mercado coloca a cereja no bolo do Passeig del Born, um dos lugares mais charmosos da cidade

Você pode conhecer as ruínas de perto numa visita guiada com reserva prévia (pelo email reserveselborncc@bcn.cat ou pelo telefone +34-93/256-6850; € 5,50). A entrada para a exposição, numa sala fechada, custa € 6.

Continua após a publicidade

Deu preguiça? O melhor de tudo é que você pode simplesmente circular por ali e ver as ruínas caminhando sobre as passarelas, guiando-se pelos bons painéis informativos – não se paga nada para entrar no mercado. De quebra, o bar e restaurante do complexo, El 300 del Born, serve uma seleção de receitas históricas da Catalunha (além de tapas, sanduíches, saladas etc), que remetem justamente ao século 18. Ou seja, gastronomia com fundamento e contexto em estado puro. Quem quiser se aprofundar no assunto pode ler sobre a origem de cada prato no menu que faz as vezes de toalha de mesa de papel.

O restaurante e bar bonitão e bem bolado

O restaurante e bar bonitão e bem bolado

Passeio guiado pelas ruínas

Passeio guiado pelas ruínas

A lojinha anexa tem uma das melhores seleções de suvenires criativos da cidade (nada a ver com as porcarias que você encontra pelas Ramblas).

Siga @drisetti no Twitter

Publicidade