Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Turismo de “bebedeira” revolta os moradores da Barceloneta

A foto serviu como gota d’água para que os moradores da Barceloneta saíssem às ruas para protestar contra a bagunça generalizada que tomou conta do bairro

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 15h49 - Publicado em 22 ago 2014, 12h30

A foto acima é um dos assuntos do momento em Barcelona. Não que seja anormal ver alguém pelado no meio da rua por aqui (apesar de isso ter sido proibido alguns anos atrás). Mas esses moçoilos italianos não só correram com seus balangandãs de fora pra lá e pra cá durante três horas seguidas, como também foram ao supermercado e coisas do tipo. A imagem, clicada pelo morador Vicenç Forner, foi parar na capa do jornal El Periódico e serviu como gota d’água para que os moradores da Barceloneta (onde a cena foi registrada) saíssem às ruas para protestar contra a bagunça generalizada que tomou conta do bairro nos últimos anos e se agravou drasticamente este verão.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Bo8A6oFT4Ns?feature=oembed%5D

Clique aqui para ler a reportagem e ver o vídeo (melhor do que o acima) publicado pelo El País.

A grande questão por trás do oba-oba na Barceloneta é a explosão dos apartamentos de aluguel por temporada (em geral, baratos), que fez multiplicar a quantidade de turistas e transformou o bairro num point para beber, cair e levantar.  Por essas e outras, o aluguel de temporada (via Airbnb inclusive) vêm gerando acaloradas discussões, não só em Barcelona como em Paris, Nova York, entre outras cidades.

Para que vocês tenham uma ideia das proporções que o problema assumiu na Barceloneta, conto uma historinha pessoal. Meu sobrinho de 4 anos teve dificuldade em encontrar uma vaga numa escola pública no bairro onde mora (o Poble Sec). Como alternativa, a prefeitura ofereceu vagas em escolas incríveis da Barceloneta. Estranhamos que ainda houvesse lugar disponível em escolas tão bacanas, aos 48 do segundo tempo. A explicação? Há pouquíssimas crianças na Barceloneta hoje em dia porque, na realidade, há cada vez menos moradores nesse que até pouco tempo era um bairro de pescadores.

Continua após a publicidade

Eu já escrevi o assunto e acho o momento oportuníssimo para recapitular a polêmica. Aqui vai o texto publicado por mim há dois anos (com alguns cortes e acréscimos — clique aqui para ler na íntegra):

Sim, eu acho mais legal alugar um apê do que ficar em hotel. Mas a verdade é que esse tipo de hospedagem, que virou febre na Europa nos últimos dez anos, tem o seu lado questionável e envolve mais responsabilidade por parte do viajante do que parece à primeira vista.

 

Em primeiro lugar, é preciso pensar na questão dos vizinhos. Você gostaria, caro leitor, que a cada semana o apartamento com o qual você compartilha paredes fosse ocupado por uma pessoa diferente? E mais, que essa pessoa não tivesse compromisso algum com os cuidados da área comum do edifício? Eu, definitivamente, não.

Continua após a publicidade

 

Duas amigas minhas são vizinhas de apartamentos alugados por temporada. Vira e mexe, elas têm problemas com festinhas barulhentas e coisas do gênero, algo bastante normal em  uma party city como Barcelona, meca das despedidas de solteiro britânicas e afins.

 

Existe, também, uma eterna preocupação com a segurança. Quem garante que o hóspede não pode ter más intenções e se aproveitar do fato de já estar dentro do edifício? É certo que a grande maioria das pessoas que viajam e se instalam nesses apartamentos são gente honesta e educada. Mas as exceções existem, claro.

Continua após a publicidade

 

O ponto de vista dos hoteleiros que fazem lobby contra a prática também merece ser ouvido com atenção. A final de contas, a hotelaria é um importante fator gerador de emprego e de arrecadação, algo fundamental numa Europa em crise, certo?

 

Num panorama igualmente amplo está a questão da Barceloneta. O bairro, não muito tempo atrás, era habitado majoritariamente por gente humilde, que já estava ali antes da construção do hotel W e de várias melhorias de infraestrutura que propiciaram o hype da região. Com o tempo, muitos contratos antigos de aluguel foram sendo encerrados e apartamentos reformados para que pudessem ser alugados por turistas. Desta forma, um número significativo de moradores foram “expulsos” do bairro, que pouco a pouco perde a sua identidade. Pior: muitos imóveis ficam fechados parte do ano, esperando o verão chegar, uma vez que a proximidade da praia faz com que a Barceloneta seja um hit nos meses de calor.

 

Ok, é certo que as cidades são estruturas vivas e que movimentos populacionais assim fazem parte da metamorfose natural pela qual esses organismos de concreto passam através dos tempos. Também acho que a presença de turistas é um benefício para qualquer cidade e que esses apês acabam movimentando a economia local indiretamente. De toda forma, é preciso pensar com cuidado e, acima de tudo, ter consciência de que você não passa despercebido, para o bem e para o mal.

 

Que o digam os italianos pelados da Barceloneta!

Continua após a publicidade

 

Siga @drisetti no Twitter

 

 

 

Publicidade