Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Dicas para aproveitar as rebajas (liquidações) da Espanha

Se você está por aqui, ou pretende estar nas futuras liquidações, anote essas dicas

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 15h24 - Publicado em 26 jun 2015, 14h21

O efeito é parecido com o de um Tsunami. Assim como o mar recua e seca anunciando que a grande onda está por vir, as pessoas somem das ruas comerciais de Barcelona nas últimas semanas de junho. Então chega dia 1 de julho* e uma multidão enlouquecida invade as lojas, devorando cabines e araras como uma nuvem de gafanhotos. Nas rebajas espanholas, roupas, sapatos e acessórios chegam a ser vendidos com 70% de desconto. E não tem essa de segurar o preço das peças mais básicas e menos datáveis (como acontece no Brasil). É tudo ou nada.

Vá em horários estratégicos

De manhã, logo que as lojas abrem (10h), é o melhor horário parar ir à luta, quando as lojas ainda estão relativamente tranquilas e arrumadas. Por incrível que pareça, a hora do almoço também é uma boa pedida. Ao contrário do que acontece no Brasil, os espanhóis prezam tanto a hora de comer que não têm o hábito de aproveitar a brecha para fazer umas comprinhas. Depois das 18h, é preciso ter muito sangue frio para encarar uma fila de provador.

Aproveite para comprar em lojas mais caras

Zara, H&M e afins são baratíssimas na Espanha, mesmo fora da liquidação. Na minha modesta opinião, ao invés de enfrentar a multidão enfurecida para comprar por € 5 uma blusinha que custava € 8, compensa focar a energia nas lojas de preço intermediário pra cima, e aproveitar os grandes descontos para comprar peças melhores.

Continua após a publicidade

Evite as áreas criticas da cidade

Em Barcelona, o eixo formado pelo Portal de L’Angel, Plaça Catalunya e Carrer Pelai, que já fica lotado 365 dias por ano, se transforma na pipoca do Chiclete com Banana na época das rebajas. Você não precisa se submeter a isso. Praticamente todas as lojas dessas duas ruas podem ser encontradas em endereços menos concorridos, como a avenida Diagonal e a Rambla de Catalunya. Evite sobretudo as lojas de departamento El Corte Inglés do centro e prefira as da Avenida Diagonal. Em Madri, fuja da Gran Vía e dos arredores da Puerta del Sol.

Aposte nos shoppings

Como os espanhois preferem sempre as lojas de rua, os shoppings ficam bem menos cheios, mesmo nas rebajas.

Continua após a publicidade

Não esqueça de pedir o formulário de tax free!!!

Com ele você pode obter a devolução de parte do IVA (cerca de 10% do preço da compra) quando for embora!

Aproveite descontos em vários produtos

Saiba que nem só de roupas, sapatos e acessórios vivem as rebajas. Todas as lojas entram na onda oferecendo promoções, seja em eletrônicos ou em cosméticos.

Continua após a publicidade

* A data varia um pouco conforme a região do país. Algumas lojas anteciparam as promoções, principalmente on-line.

Publicidade