Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Explosão de modernismo no recém restaurado Hospital Sant Pau, em Barcelona

Erguido entre 1902 e 1930 o edifício que resultou dessa ampliação é uma das maiores preciosidades do modernismo catalão

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 15h18 - Publicado em 20 jul 2015, 14h22

“Por que construir algo normal se você pode criar uma obra-prima?”. Essa deve ter sido a pergunta feita na Catalunha do final do século 19, quando o crescimento acelerado de Barcelona gerou a necessidade de uma sede maior para o hospital Santa Creu i Sant Pau – até então instalado num edifício medieval no bairro do Raval. Erguido entre 1902 e 1930 pelo gênio da arquitetura Lluís Domènech i Montaner (cujo legado se equipara ao de Gaudí), o edifício que resultou dessa ampliação é uma das maiores preciosidades do modernismo catalão, o movimento artístico que embelezou e coloriu Barcelona entre o final do século 19 e o início do século 20. Arrisco dizer que foi o hospital mais bonito de todos os tempos.

A entrada do "recinto modernista" do hospital de Sant PauA entrada do “recinto modernista” do hospital de Sant Pau
A fachada do pavilhão principal (onde fica a entrada)A fachada do pavilhão principal (onde fica a entrada)
O jardim, com um dos pavilhões ao fundo e as escadas que dão acesso aos túneis subterrâneos (um refúgio fresquinho e com ar condicionado glorioso para recobrar o fôlego neste tórrido verão)O jardim, com um dos pavilhões ao fundo e as escadas que dão acesso aos túneis subterrâneos (um refúgio fresquinho e com ar condicionado glorioso para recobrar o fôlego neste tórrido verão)
Um dos magníficos corredoresUm dos magníficos corredores
O corredor em outro ânguloO corredor em outro ângulo
Vitrais dignos de catedraisVitrais dignos de catedrais
A vista para a Sagrada Família de um dos janelõesA vista para a Sagrada Família de um dos janelões
Detalhe da sala MontanerDetalhe da sala Montaner

Imagem_9

Detalhes...Detalhes…

Imagem_7

Um dos espaços mais belos é a escadaria que dá acesso à sala Montaner, no pavilhão da administraçãoUm dos espaços mais belos é a escadaria que dá acesso à sala Montaner, no pavilhão da administração
Agora no detalhesBonito de doer
E mais outro recorteE mais outro recorte
Beleza puraSalão do piso inferior do pavilhão da administração
Sem economia nos janelõesSem economia nos janelões

Imagem_1

Em 2009, o Sant Pau foi transferido para um edifício high-tech (atrás do erguido por Montaner). A partir de então, o complexo modernista, que antes só podia ser visto de fora pelos visitantes, passou por uma profunda restauração e o novo Recinto Modernista tornou-se uma das atrações mais indispensáveis de Barcelona. Uma boa notícia para quem está programando a viagem: enquanto a Sagrada Família e as casas construídas por Gaudí estão prestes a afundar de tantos turistas, no antigo hospital ainda é possível encher a alma sem se desgastar com filas e multidões. Visitei o lugar nesta TÓRRIDA manhã e havia pouquíssima gente por lá. Outra surpresa foi a gentileza e a prontidão dos funcionários (todos jovens e cheios de gás), para oferecer ajuda e informação durante a visita.

Continua após a publicidade

O hospital está dividido em doze pavilhões conectados por túneis subterrâneos que, antigamente, abrigavam diferentes especialidades da medicina. Seis deles foram totalmente restaurados de acordo com o projeto original de Montaner e estão abertos ao público. Dois deles estão em andamento e os outros serão reformados mais adiante. O mais impressionante é o Pavilhão da Administração, que abriga a grandiosa sala Montaner.

É possível fazer um passeio guiado (interessante para quem quiser entender melhor o modernismo catalão) ou uma “visita livre”. Escolhendo a segunda opção, não se trata de uma visita excessivamente densa. Há alguns vídeos sobre a história do lugar e o processo de restauração, além de quadros com explicações em catalão, espanhol e inglês. Mas a grande delícia é flanar pelos pavilhões com tranquilidade, absorvendo cada detalhe das composições de cerâmica, dos vitrais, das colunas multicoloridas, dos apliques em marcenaria fina, dos jardins, das vistas – uma das janelas enquadra da Sagrada Família a partir de um ângulo inusitado. Ambos os edifícios estão unidos por um calçadão arborizado. Um verdadeiro duelo visual de titãs.

>> Passa lá no Snapchat (drisetti) para ver a panorâmica que eu fiz do lugar!

Siga @drisetti no Instagram, no Twitter a no Snapchat

Publicidade