Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Crowdfunding para financiar a sua viagem: e não é que rola?

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h24 - Publicado em 4 set 2015, 13h34

O crowdfunding (financiamento coletivo) é uma das coisas boas do mundo moderno – um verdadeiro sopro de otimismo numa fase bem zicada da linha do tempo. E não é que tem muita gente conseguindo viajar com a ajuda de estranhos e amigos generosos?

 

Digamos que é bem pouco provável que você consiga bancar a sua investida de compras em Miami dessa forma. Mas as viagens com propósitos mais profundos (pessoais ou altruístas) têm grandes chances de triunfar. Estão incluídas nesse pacote: viagens que prometem render livros e documentários, histórias de superação (o cadeirante que dá a volta ao mundo, por exemplo), aventuras malucas, trabalho voluntário etc. E até lua de mel e viagens de formatura.

 

Para que a coisa dê certo, é preciso fazer um bom vídeo e explicar com argumentos relevantes o motivo pelo qual você acha que merece ser ajudado. Também é muito importante traçar uma estratégia de divulgação nas mídias sociais e não ter vergonha de bater em portas promissoras.

 

Dá para levantar fundos de viagens em plataformas abrangentes como a Kickstaster. Mas há uma boa lista de ferramentas especializadas pipocando, com as quais as chances de atingir a meta acabam sendo maiores, com base na solidariedade entre viajantes. Eis algumas delas:

Continua após a publicidade

 

Trevolta

É uma plataforma de crowdfunding que funciona da forma tradicional, só que 100% voltada para viagens. Quem quer ser ajudado explica como será a viagem e lança a sorte. Tem de tudo: o jornalista brasileiro  que quer colocar o pé na estrada para escrever o livro A Volta ao Mundo em 80 bares (que já alcançou metade da meta de US$ 10 900); os espanhóis que querem escalar o Kilimanjaro de smoking  (quero muito ser amiga desses caras!); as ucranianas que querem descobrir porque o brasileiro é o povo mais feliz do mundo (fofas) … E também tem gente que simplesmente quer levantar grana para lua de mel.

Continua após a publicidade

 

TravelStarter

É uma plataforma com foco nos projetos relacionados ao turismo sustentável e empreendimentos criativos do mundo das viagens – por exemplo, um cara que está levantando grana para restaurar um edifício histórico na Inglaterra para construir um albergue e já conseguiu 130% da meta. Também tem gente que quer viajar para escrever livros e outras viagens com propósitos.

Continua após a publicidade

 

KickTraveler

Uma ferramenta bem interessante que não apenas serve para financiar viagens, mas também para encontrar companhia para viajar. Você pode comprar uma quota da viagem que interessa e embarcar junto com a pessoa que a idealizarou quando o número mínimo de participantes for atingido. Tem escalada do Kilimanjaro, safári, trip de mergulho e afins.

Continua após a publicidade

 

Go Fund Me

É um plataforma genérica com foco em caridade e saúde, que também tem uma seção para viagens. Tem desde a menina que está garimpando fundos para a viagem de formatura até o cara que quer rodas o mundo de cadeira de rodas.

Continua após a publicidade

 

Siga @drisetti no Twitter e no Instagram

Publicidade