Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Barcelona não é Barça

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h15 - Publicado em 7 set 2015, 13h08

Brasileiros, pasmai: Barça é um lugar que não existe. Barça, meus amigos, é aquele time do mini-gênio Messi, do canibal Luis Suárez e do nosso Neymar. Chamar a capital da Catalunha pelo apelido do Futbol Club Barcelona é como chamar São Paulo, a cidade, de Tricolor. Nenhum dos 47 milhões de habitantes da Espanha faz isso e soa estranhíssimo aos ouvidos de quem é daqui. Já tive vergonha alheia de mim mesma ao ver minhas matérias publicadas com essa gafezinha, cometida por alguns editores em meu nome. Não que seja um crime hediondo, mas morando aqui há 15 anos, eu teria que ser muito desligada para substituir o pato pelo ganso.

 

Não sei quando os brasileiros decidiram chamar Barcelona de Barça (será que mais alguém no mundo faz isso?). Mas é um hábito generalizado. Do povão à imprensa, tudo mundo peca. Aos catalães de passagem pelo Brasil, deve soar tão bizarro quanto o fato da mídia esportiva espanhola chamar a seleção brasileira de “seleción carioca” (juro).

 

O abreviação mais comum de Barcelona é Barna – ou BCN por escrito, que é o código do aeroporto de El Prat. Ainda assim, não é que todo mundo saia falando Barna o tempo todo. Mesmo porque os espanhóis usam apelidos com mais moderação do que nós, brasileiros. Adriana só vira Ádri depois de vários meses de amizade – e olhe lá. De qualquer forma, se quiser parece “in”, Barna talvez, Barça jamais.

Continua após a publicidade

 

Siga @drisetti no Twitter, no Instagram e no Snapchat

 

Publicidade