Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Arredores de Barcelona: bate e volta para Montserrat

A 50 quilômetros de Barcelona, Montserrat é alvo de peregrinação religiosa, mas não há só isso

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 15h12 - Publicado em 30 set 2015, 11h30

Você não precisa ser religioso para curtir a peregrinação até Montserrat. A 50 quilômetros de Barcelona, a montanha calcária emerge de um vale rompendo a monotonia da paisagem. A formação insólita atinge 1 236 metros em seu ponto mais alto e parece ter sido esculpida (daí vem o nome: “montanha serrada”). É como se um naco da Capadócia tivesse despencado no interior da Catalunha, do nada.

Erguido a uma altitude de 725 metros, o Monastir de Montserrat (Monastério de Montserrat) é a principal atração. Em sua basílica está a Virgem de Montserrat, conhecida como “La Moreneta” (a moreninha). A estátua negra, do século 12, representa a padroeira da Catalunha e é alvo de peregrinação religiosa – as filas para aproximar-se da imagem costumam ser longas. Erguido em 1025, o monastério foi destruído por Napoleão e suas tropas em 1811. O que se vê hoje, portanto, é uma reconstrução de 1859 que ainda abriga 80 monges beneditinos.

IMG_1905 IMG_1903 IMG_1902 IMG_1901 IMG_1899 IMG_1898 IMG_1897 IMG_1896

IMG_1893 IMG_1892

A basílica lotada momentos antes da apresentação dos meninos do couroA basílica lotada momentos antes da apresentação dos meninos do couro

Continua após a publicidade

IMG_1890

O ápice da experiência “mística” é assistir o coro dos meninos da Escolania de Montserrat (escola religiosa), que se apresentam quase todos os dias às 13h e às 18h45. Chegue pelo menos meia hora antes para reservar lugar, já que a basílica costuma lotar (não é maneira de dizer). Para ver o lugar onde a virgem foi descoberta, você pode pegar outro bondinho ou subir a pé.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=7-Fkh3mUqWY?feature=oembed%5D

Você também pode não fazer nada disso. Para quem não está interessado no caráter religioso da coisa (meu caso), Montserrat vale muito a pena pela paisagem. Quem gosta de caminhar pode fazer um trekking respeitável da base da montanha até o monastério e, depois, continuar a subida rumo ao topo. O lugar também é ideal para escaladas ou simplesmente para um piquenique com belas vistas bem longe da muvuca que venera a santa e dos meninos do gogó de ouro.

Continua após a publicidade

A linda estação da cremalheira, aos pés da montanhaA linda estação da cremalheira, aos pés da montanha

É possível chegar de carro até os pés do monastério. Mas o mais fácil é pegar um trem de Barcelona. Eles partem da estação Plaça Espanya a cada hora a partir das 8h36. Pegue o trem da linha R5 (Barcelona-Manresa), desça na estação Monistrol de Montserrat e siga as indicações para a estação da cremalheira. O bilhete completo de ida e volta, com trem e cremalheira, custa € 19.

Siga @drisetti no Twitter, no Instagram e no Snapchat.

Publicidade