Continua após publicidade

Kit de sobrevivência fotográfica para viagens

Por Anna Laura Wolff
12 jan 2015, 16h42

Já me perguntaram brincando se eu levo um fotógrafo comigo quando eu viajo. A resposta, claro, é não. O que eu faço é tentar visualizar os melhores recortes fotográficos possíveis de cada situação e colocá-los em prática. E aí, de duas uma, ou eu peço para algum desconhecido tirar a foto ou armo algum tripé improvisado e recorro ao timer. Vez e outra dá certo.

Acontece que, no mês passado, eu ganhei um presente sensacional de Natal. Até hoje eu nunca havia me rendido aos tripés por estes serem muito pesados e difíceis de carregar, mas então meu pai me trouxe um Manfrotto BeFree Compact Travel Carbon Fiber Tripod da B&H que mudou a minha vida e me influenciou a escrever este post sobre o que não pode faltar num kit de fotografia durante os dias fora de casa.

CÂMERA E LENTES

Óbvio.

Eu uso uma Nikon D7000, que me acompanha pra lá e pra cá!

Eu uso uma Nikon D7000, que me acompanha pra lá e pra cá!

Minhas lentes se resumem a uma zoom 70-300mm e outra fisheye, de 8mm

Minhas lentes extras se resumem a uma zoom 70-300mm e outra fisheye, de 8mm. Na maioria do tempo, uso a lente que veio com a câmera, uma 18-105mm, mas não vejo a hora de comprar uma 50mm

CARTÃO DE MEMÓRIA

Tenha sempre mais de um.

Continua após a publicidade
A Lexar é uma das melhores fabricantes de cartões de memória. É muito importante que o seu cartão seja classe 10 ou mais (o número 10 dentro da bolinha), para não atrasar o clique

A Lexar é uma das melhores fabricantes de cartões de memória. É muito importante que o seu cartão seja classe 10 ou mais (o número 10 dentro da bolinha), para não atrasar o clique. 64 GB é mais que o suficiente se você não for fazer longos vídeos.

BATERIA E CARREGADOR

Se esquecer um ou outro, a solução é a seguinte: compre uma nova bateria em uma loja como a Fnac. Duas baterias são melhores do que uma. Como a sua nova bateria virá com a carga pela metade, peça para o/a atendente deixá-la carregando e volte ao final do dia para buscá-la. Já usei este truque duas vezes.

Bateria

Carregador e bateria Nikon

MANFROTTO BEFREE COMPACT TRAVEL CARBON FIBER TRIPOD

Além de pesar menos de 1,1 quilo, o tripé é portátil, perfeito para quem viaja, e feito de fibra de carbono. Com ele, você consegue fazer exatamente os cliques que tem em mente sem depender da ajuda de desconhecidos ou torrar a paciência de quem viaja com você. Não pesa na mala, não pesa no passeio e montar ele não demora mais que um minuto. Acabei de voltar do Havaí e deixo meu testemunho: US$ 349 nunca valeram tão a pena para os amantes das fotografias de viagens.

Continua após a publicidade
A Manfrotto é lider no mercado dos tripés, mas este, em especial, foi feito para quem viaja. Já a loja B&H é o melhor lugar do mundo para comprar itens de fotografia

A Manfrotto é lider no mercado dos tripés, mas este, em especial, foi feito para quem viaja. Já a loja B&H é o melhor lugar do mundo para comprar itens de fotografia

Ele fica super pequeno! E vem com uma capinha bem prática, que dá pra colocar nas costas e nem parece que tá lá

Ele fica super pequeno! E vem com uma capinha bem prática, que dá pra colocar nas costas e nem parece que tá lá

CONTROLE REMOTO DE DISPARO

Controle

Para usá-lo basta ativar o modo de controle de disparo na sua câmera e apertar o botão. Pronto! Diga xis! E o melhor, é um dos investimentos mais baratos deste post: paguei cerca de R$ 70 em uma lojinha da Rua Sete de Abril, a meca da fotografia paulistana

Fora os itens básicos como a câmera, o cartão de memória e a bateria, o controle remoto de disparo é o segundo requisito indispensável do combo de cliques como este (junto com o tripé):

Eu e o meu namorado no Havaí nessas férias vendo as famosas ondas de Pipeline, na North Shore de Oahu. Arrumei o tripé na posição exata, rezei pra não passar ninguém na hora e apertei o controle no momento em que vi a onda quebrando. E here we go!

Eu e o meu namorado no Havaí nessas férias vendo as famosas ondas de Pipeline, na North Shore de Oahu. Arrumei o tripé na posição exata, rezei pra não passar ninguém na hora e apertei o controle no momento em que vi a onda quebrando. Deu certo!

Continua após a publicidade

MALINHA DA CÂMERA/BOLSA/MOCHILA

A malinha da sua câmera irá virar a sua bolsa/mochila ou a sua bolsa/mochila irá virar a malinha da sua câmera sempre que você viajar. Desencane de querer usar as duas. Você sabe que dá um trabalhão. Se optar pela malinha da câmera, use os bolsos para enfiar celular, cartão, identidade e dinheiro (esqueça a carteira). Já se fizer questão da bolsa/mochila, enrole a câmera em algum pano, canga ou mesmo casaco e pronto, acabou o perigo de arranhá-la. Idem para as lentes extras. Outra opção para as mulheres é levar uma bolsa bem pequena com os pertences básicos e a câmera no pescoço (o que pode acabar pesando bastante depois de um tempo). Você pode até tentar levar uma bolsa de tamanho normal ou mesmo uma mochila, mas passadas algumas horas irá descobrir o quanto isto cansa.

Um exemplo de malinha para a câmera

Um exemplo de malinha para a câmera

 

E um exemplo de caos possível para alguns

E um exemplo de caos possível para alguns

CELULAR

Se a câmera do seu celular tiver uma boa resolução, não esqueça-o no hotel por nada. Tem vezes em que estamos tão cansados depois de um dia inteiro circulando pra lá e pra cá e fotografando isso e aquilo que quase desistimos de cliques fantásticos. Nestas horas, quando a preguiça bater, fotografe com o celular. Isto se chama saber escolher o equipamento mais adequado para o seu momento.

Continua após a publicidade
O iPhone, por exemplo, muitas vezes funciona melhor que uma câmera para cliques instantâneos

O iPhone, por exemplo, muitas vezes funciona melhor que uma câmera para cliques instantâneos

GOPRO

A GoPro é uma máquina fotográfica ideal para as viagens. Além de compacta, sua lente grande angular é uma grande aliada das selfies. Não é a minha escolha número 1 devido à perda da qualidade das imagens se comparada a uma câmera profissional, mas a minha GoPro sempre está presente quando eu viajo e quebra bons galhos. Para os cliques na água e na neve, por exemplo, não tenho o que reclamar.

gopro

Minhas sugestões de acessórios mais do que úteis:

+ cabo monópode (ou pau de selfie): para selfies de qualidade

Continua após a publicidade

vivitar

+ caixinha de proteção: para tudo, principalmente para cliques subaquáticos

Caixinha

+ adesivo flutuante: se você soltá-la na água sem querer, ela não irá afundar e se perder nas obscuridades do oceano para sempre, ufa

Você cola o adesivo atrás da capinha de proteção e pronto

+ adaptador do cartão de memória para passar as fotos para o computador (ou cabo da GoPro)

O cartão de memória da GoPro é mini, por isso precisa de um adaptador para as entradas normais de cartões

O cartão de memória da GoPro é mini, por isso precisa de um adaptador para as entradas normais de cartões

Afinal, você quer postá-las no Facebook e no Instagram, não quer? Por isso, também não esqueça o seu…

 …COMPUTADOR!

computador

E trate de instalar um editor de imagens legal! Eu uso o Photoshop e o iPhoto, meus favoritos. Depois de tratadas as fotos, compartilhe-as no Facebook e envie-as por e-mail para o seu celular (ou conecte o cabo do aparelho no PC) para poder postá-las também no Instagram. Como eu sou neurótica, ainda abro os arquivos em apps do cel para aplicar filtros. Gosto muito das opções do VSCOcam e do Vintique, assim como da ferramenta de cor seletiva do Snapseed, que te permite saturar apenas o azul do céu, por exemplo. Com os novos comandos de contraste e realce do Instagram, dou uma última mexida no próprio aplicativo (sim, neurótica).

(veja aqui um post sobre edição de imagens com o celular)

Obs: as fotos perdem muita qualidade quando enviadas pelo WhatsApp ou se salvas do Facebook, por isto o e-mail e o cabo ainda são as melhores escolhas!

Pronto! Viaje em paz!

Siga no Instagram: @anna.laura e @viagemeturismo

Publicidade