Imagem Blog Demônio da Garoa Por Blog Meeeeu, cê vai ver que aqui tem de tudo um muito sobre esse mundo chamado São Paulo: restaurantes, botecos, baladas, eventos, praias, esportes… Vale tudo, menos catchup na pizza!
Continua após publicidade

6 programas no aniversário de 87 anos da Vila Zelina, o bairro da colônia do Leste Europeu

Por Bruno Favoretto
Atualizado em 27 fev 2017, 15h33 - Publicado em 20 out 2014, 12h31

Bar do Vito

O boteco (foto), aberto em 1942 pelo lituano Vitautas Tunnelis – o Vito, em bom paulistanês –, é hoje tocado por donos que mantiveram a essência báltica: nas paredes, quadros alusivos à independência da Lituânia; no copo, krupnikas, um glicerínico licor à base de mel; e, no prato, koshilenai, geleia de carnes servida com mostarda escura no pão francês. (Avenida Zelina, 851, 2341-6994)

 

Santa Coxinha

Em tempos de cupcakerias e brigaderias, essa legítima coxinharia prepara 43 recheios do salgado com massa de batata ou de mandioca. Há de siri, salmão, couve com aliche… A colônia referenda a Zelina, que mistura carne temperada e pepino. (Praça República Lituana, 73, 2345-4249)

 

A Praça

O pão preto quadrado, de massa saborosa e espessa, é algo tão característico da antiga União Soviética quanto Maiakóvski e Eisenstein. Só ele já justifica a visita a essa padaria bastante muvucada. (Praça República Lituana, 27, 2341-6660)

 

Delícias Mil

O salão da rotisseria está invariavelmente ocupado por imigrantes e descendentes de lituanos, que vêm atrás do tempero da terra-mãe, certeiro nas mãos de Alana Trinkunas. Massas como o virtiniai, um tipo de ravióli, saem a R$ 30 o quilo. Sobre o balcão, pudins, tortas e biscoitos Por R$ 14, leve a encorpada cerveja báltica Utenos. (Rua Monsenhor Pio Ragazinskas, 17, 2341-3371)

Continua após a publicidade

 

Quarena

Na mesma calçada que a Delícias Mil, essa outra rotisseria vende desde a paulistaníssima carne louca com vinagrete até pratos triviais da culinária eslava – caso do silke, a famosa sardinha curtida, e do kopustas, um repolho azedo igual ao que é consumido na Rússia e em seus arredores. (Rua Monsenhor Pio Ragazinskas, 29, quarena.com.br)

 

Paróquia São José

Ícone da Praça República Lituana, marco zero da Vila Zelina, a construção de 1936 projetada por Ramos de Azevedo guarda imagens de São Casimiro, o único santo nascido em solo lituano. No domingo, às 11 horas, o padre reza a missa na língua desse país. (Entrada pela Rua Inácio, 671, 2341-5975)

Publicidade