Continua após publicidade

Descubra como é o treinamento na Disney University

Por Natália Grandi
4 Maio 2015, 19h30

Trabalhar na Disney é uma experiência muito diferente de trabalhar para qualquer outra empresa, e o primeiro passo para isso é o treinamento. Chegando em Orlando, tive alguns dias para me adaptar a esse whole new world. Conheci minhas colegas de quarto (no caso, cinco brasileiras), desfiz minhas malas, fizemos algumas compras para abastecer nossa nova casa e fomos nos ajeitando nesses primeiros dias, que foram mais tranquilos, já que não estávamos trabalhando ainda.

Nessa primeira etapa, nós tínhamos algumas aulinhas na Disney University. Algumas delas eram básicas e deviam ser assistidas por todos os Cast Members em treinamento, outras eram específicas para cada área. Eu trabalhei em Merchandise, ou seja, com vendas. Então, além de aprender o “modo Disney” de agir, fui treinada em Merchantainment (merchandise + entertainment) e aprendi a utilizar as caixas registradoras dos parques (aprendi tanto como mexer no sistema como também a forma de contar o troco, etc). São vários detalhes que fazem com que a Disney tenha essa excelência toda.

Interior da Disney University, com o Pateta saindo do teto (Foto: acervo pessoal)

Interior da Disney University, com o Pateta saindo do teto (Foto: acervo pessoal)

Uma dessas aulas mais gerais ensinava o “Safety in Motion”, que eram as formas corretas de posicionamento do corpo durante o trabalho para que nós não tivéssemos dores devido à má postura. Com termos como “point your toe and go”, o objetivo era ensinar a não exigir demais do corpo nas atividades diárias. É comum ver os Cast Member colocando em prática esses movimentos, que na verdade são parte do que a Disney mais preza, a segurança. Por exemplo: é bem mais seguro (e simples) utilizar um banquinho para pegar uma caixa alta do que se esticar para alcançá-la.

Continua após a publicidade

Mas a primeira aula na universidade em específico é um momento de nostalgia e emoção forte pra quem ama a Disney como eu; é o famoso Traditions. O começo é feito de brincadeiras pra descontrair. Quem respondia as perguntas corretamente ganhava um pin (nada mais que um broche, mas na Disney há uma forte tradição de troca de pins), e eu ganhei um ao completar a música “Part of Your World” da Pequena Sereia! Depois, a aula é preparada para que os novos Cast Members conheçam ainda mais sobre a Disney, a sua tradição (como diz o próprio nome da aula), e para que fiquem com uma vontade ainda maior de começar logo a trabalhar. Não vou contar muito mais porque não quero estragar as surpresas (que são muitas) para quem ainda vai passar por isso, mas essa é a aula mais gostosa do mundo! E, sim, essa também é a universidade mais fofa de todas!

Interior da Disney University, com o Pluto saindo do teto (Foto: acervo pessoal)

Interior da Disney University, com o Pluto saindo do teto (Foto: acervo pessoal)

Publicidade