Continua após publicidade

(en)Cantos cariocas: a praia da Joatinga

Por Mariana Maciel
22 jan 2015, 13h43

Parece difícil ainda achar uma praia diferente no Rio de Janeiro, longe de muitos vendedores ambulantes e mais tranquila do que a famosa orla de Copacabana, Ipanema e companhia. Mas existem alguns lugares ainda pouco explorados e que valem um deslocamento maior para descobrir suas belezas. Um desses lugares é a praia da Joatinga, localizada entre São Conrado e a Barra da Tijuca, na Estrada do Joá.

Para chegar lá, o ideal é ir de taxi. Para acessar a praia você deve entrar em um condomínio, então é bom ir com algum motorista que conheça o local. Quando a praia está muito cheia, os administradores do condomínio proíbem a entrada de carros, então você tem que andar um bom pedaço para chegar ao acesso à praia. Se estiver de taxi, eles liberam a entrada apenas para o desembarque. Justamente pela dificuldade de acesso, é bom já deixar a volta combinada com o taxista. A praia é vizinha ao clube Costa Brava e fica ao lado de casarões de babar.

A praia é mais frequentada por moradores do Rio de Janeiro, surfistas e por jovens, justamente pela dificuldade no acesso. Ao chegar próximo à praia, é preciso descer uma trilha que não é lá das mais fáceis, além de ter que encarar um pedaço considerável pelas pedras. Mas vale todo o esforço.

A faixa de areia é bem pequena. São apenas 300 metros de extensão e em alguns dias a maré pode subir, deixando o espaço limitado. A água é gelada, mas nesse calorão quem é que vai reclamar? A cor da água é um espetáculo à parte. Um verde raro de se ver nas praias das grandes cidades.

Vista a partir da trilha da praia da Joatinga (Crédito: Ana Paula Paiva)

Vista a partir da trilha da praia da Joatinga (Crédito: Ana Paula Paiva)

Continua após a publicidade

O sinal do celular no lugar é bem ruim, então é bom se precaver no contato com o taxista ou com amigos que for encontrar por lá.

No dia em que fui três barracas faziam o aluguel de cadeiras e guarda-sol, além de vender bebidas. Pelo acesso complicado, nem esperava encontrar esses serviços, então me surpreendeu.

O visual da praia é encantador. Não se esqueça de parar durante a trilha para tirar fotos. Embora eu ache difícil se esquecer disso tendo todo aquele visual na sua frente.

E aí, tem alguma outra dica de lugar diferente para conhecer na cidade maravilhosa?

Publicidade