Continua após publicidade

Monte Pilatus, na Suíça, e sua beleza divina

Pertinho da charmosa Lucerna, o Monte Pilatus tem mais de 2 mil metros e reserva vistas de cair o queixo

Por Mariana Maciel
Atualizado em 30 set 2021, 12h01 - Publicado em 6 mar 2015, 02h19

Não sei se Deus é brasileiro, mas que ele tem uma quedinha especial pela Suíça, isso ele tem. É beleza natural que não acaba mais. Um dos pontos para comprovar essa generosidade da natureza com o país é o Monte Pilatus.

Localizado pertinho da charmosa cidade de Lucerna, tem 2.132 metros de altura e faz parte dos alpes suíços. Para chegar lá no topo, você pode ir de ônibus e teleférico ou de trem + trem alpino (via Alpnachstad). Me pareceu mais interessante subir de teleférico. O trajeto te proporciona paisagens incríveis e rende boas fotos.

Da principal estação de trem de Lucerna, é só ir até Kriens e de lá caminhar um pouco seguindo as indicações para a estação de teleférico. Ao subir, você passa pela primeira estação, a de Krienseregg, onde não é preciso descer, e depois segue até a estação de Frakmuntegg. O trajeto leva em torno de 20 minutos. Ao chegar nessa estação, aí é preciso descer e trocar de gôndola. Não se esqueça de manter o ticket em mãos para liberar uma segunda catraca. A partir daí, você segue direto para a estação Pilatus Kulm e o trajeto é rapidinho, apenas mais cinco minutos.

Ali você já estará no alto do monte. Existem algumas trilhas para serem feitas pelos visitantes. Não trata-se de nada muito complicado. Apenas alguns caminhos, às vezes um pouco mais inclinados, para ter acesso a pontos de observação. Prepare a câmera fotográfica porque aí você não vai mais querer parar de tirar fotos. Existem alguns caminhos para quem já está mais acostumado com subidas íngremes. Tive a informação de que algumas pessoas até resolvem fazer o trajeto inteiro, desde a parte mais baixa do monte, por trilhas.

Pilatus 2Uma das trilhas no alto do Monte Pilatus (Crédito: arquivo pessoal)

Visitei o local durante a primavera e a experiência foi muito boa. Estava calor, mas não tanto. O monte Pilatus estava sem neve, mas logo ali na frente víamos ainda o outro lado dos alpes coberto de neve. Lá de cima também é possível ver toda a amplitude do Lago Lucerna, que tem 38 km de comprimento.

Continua após a publicidade

Lá no alto existem dois hotéis para quem quer desfrutar um pouco mais das paisagens ou que passou muitas horas nas trilhas. São o Hotel Pilatus Kulm e o Hotel Bellevue. Lojinhas de souvenir e restaurantes também estão localizados por ali. Destaque para o famoso macarrão com queijo suíço ou fondue de queijo, com um bom vinho para acompanhar.

Para descer, optei pelo trem, que é o mais íngreme do mundo, com uma inclinação máxima de 48%. Ele passa por florestas, paredes rochosas… uma boa experiência. Às vezes dá a sensação de que ele não vai conseguir frear, de tão inclinado que é, mas a segurança é alta. Você desce na estação Pilatus Bahn e segue a pé para a estação Alpnachstad, de onde pode pegar o trem para voltar à principal estação de Lucerna.

Gôndola:

Abriu em 1954, transporta 750 pessoas por hora e tem 132 cabines.

Continua após a publicidade

Trem:

Inaugurado em 1889, transporta 340 pessoas por hora e demora 40 minutos para descer.

Para ter mais informações, acesse o site oficial.

PilatusUma das trilhas no alto do Monte Pilatus (Crédito: arquivo pessoal)
Publicidade