Imagem Blog Família Schurmann Por Blog Sejam bem-vindos à tripulação Schurmann e bons ventos!
Continua após publicidade

Marinas sustentáveis: o exemplo que vem da Nova Zelândia

Por Família Schurmann
Atualizado em 27 fev 2017, 15h05 - Publicado em 2 ago 2016, 16h42

Durante a Expedição Oriente, já nos deparamos com exemplos de marinas sustentáveis, que poderiam ser implantados no Brasil. Vejam o caso a seguir.

Ficamos por 35 dias em Opua, uma pequena cidade de 800 habitantes, localizada no litoral norte da Nova Zelândia. Lá, foi feita uma manutenção no veleiro Kat, depois de um ano de navegação. Levantamos o barco e, em 5 dias, ele estava novamente na água com toda a pintura abaixo da linha de água renovada.

Na Nova Zelândia, a infraestrutura para manutenção de veleiros e lanchas é incrível. Chegam, no verão, mais de 30 veleiros por semana. Na temporada são mais de 500 veleiros de todas as partes do mundo. São várias marinas na costa da Nova Zelândia e, em todas cidades que tem porto, você tem uma marina para colocar seu veleiro ou lancha.

Em Opua, a Marina que nos recebeu foi instalada há 15 anos e, agora, está em plena ampliação. Tem toda infraestrutura: banheiros, chuveiros, lojas etc. Quando você chega em Opua, te entregam um livreto com todas as informações de lojas e de profissionais para trabalhar em carpintaria, elétrica, eletrônica, soldas, mastreação, cozinha, banheiros, dentistas, médicos etc.

Continua após a publicidade

O conceito de marina aqui é humanização do lugar. É de controle da poluição, a sustentabilidade do lugar.

Na Nova Zelândia, nem todos os barcos que estão na marina podem utilizar livremente o banheiro. Somente aqueles que têm tratamento próprio de esgoto. Em todas as marinas, existe um equipamento para esvaziar os tanques de esgoto dos barcos, como também nos estacionamentos para trailer.

A Nova Zelândia é considerada um dos países mais ecológicos do mundo com uma população de 6,4 milhões de habitantes e 41 marinas. Na marina que estávamos, o pessoal, no final de semana, mergulha para catar ostras no pier. Conhecemos um casal que estava catando ostras para uma festa de casamento da família. Na marina de Opua, todos os dias passeiam patas e seus filhotes no meio dos barcos (foto abaixo), inclusive ao lado do veleiro Kat.

Continua após a publicidade

Que esse exemplo neozelandês sirva de inspiração e referência para que também possamos ter marinas sustentáveis no nosso Brasil! Então, que venham políticas públicas de estímulo à conservação ambiental por meio das marinas.

Vilfredo Schurmann

Pata co Filhotes na Marina de Opua

Publicidade