Continua após publicidade

Cinco passeios diferentes para aproveitar ainda mais o Rio de Janeiro

Por Viagem e Turismo
28 jan 2015, 18h09

1. Pedra de Guaratiba

“Na entrada da restinga de Marambaia fica a praia de Guaratiba, e, um pouco mais para dentro da mesma baía, a Pedra de Guaratiba. Ali tem alguns restaurantes, e, apesar de não ser possível tomar banho de mar, a paisagem é linda!”

Foto: Leonardo Martins/Flickr/creative commons

Foto: Leonardo Martins/Flickr/creative commons

2. Cais do Valongo

“Nesse lugar em que os navios negreiros aportavam, o passeio inclui a antiga Praça da Imperatriz (onde fica um sítio arqueológico), o Observatório e a Pedra do Sal, bloco de pedra gnaisse que virou escadaria. Ali, num largo, se reúnem sambistas às segundas e sextas à noitinha.”

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Continua após a publicidade

3. Feira da Urca

“Aos domingos, na Praça Tenente Gil Guilherme, há uma feira com barraquinhas de comida e uma barraca de biscoitos – entre eles, casadinhos recheados com goiabada, chocolate, doce de leite… Melhor ir cedinho à feira, que vai até o meio-dia.”

Foto: divulgação

Foto: divulgação

4. Museu Casa do Pontal

“Na proximidades do Pontal – uma pequena floresta de Mata Atlântica – está esse museu. O acervo conta com 8 mil esculturas de madeira e figuras de barro, representando cenas de trabalho animadas, e adereços usados em festas populares.”

Continua após a publicidade
Foto: Biomare

Foto: Biomare

5. Rebocador Laurindo Pitta

“Dá para se sentir um aventureiro cruzando a baía de Guanabara em um pequeno rebocador de 1914. Dele se veem o Forte São João, com suas praias, e a Fortaleza da Lage. Os ingressos são vendidos no prédio das docas, na Praça XV.”

10262230_10204305136332724_6465577889457128673_n Marcia Zoladz é autora do livro Passeios e sabores cariocas (casa da Palavra)

Publicidade