Imagem Blog Mochila Pride A jornalista Ludmilla Balduino leva na mochila uma vontade de percorrer o mundo ocupando as ruas, conhecendo o diferente, conversando com as pessoas e trocando boas ideias
Continua após publicidade

10 atrações e passeios gratuitos para fazer em Barcelona, Espanha

Por Ludmilla Balduino
Atualizado em 27 fev 2017, 15h38 - Publicado em 23 abr 2014, 23h23

A primavera chegou no hemisfério norte, e nada melhor do que passear por Barcelona – uma das cidades mais ~~mochileiras-friendly~~ da Europa – sem precisar vestir botas e casacões. Convenhamos: a capital da Catalunha combina muito mais com sol, pouca roupa, óculos escuros e chinelos. Em maio, por exemplo, as temperaturas costumam oscilar entre 12 e 20°C, e ela tende a aumentar até agosto (o ápice do verão).

Aproveite para mochilar. E veja abaixo 10 coisas legais para se fazer na cidade sem precisar desembolsar um eurinho sequer:

1. Perca-se nos mosaicos do Parc Güell

Um dragão guarda a entrada do parque (foto: creative commons/Cristina Valencia/Flickr)

Uma salamandra colorida guarda a entrada do parque (foto: creative commons/Cristina Valencia/Flickr)

Inaugurado em 1914 com o objetivo de se tornar um refúgio para ricos, o Parc Güell hoje é aberto a todos, das 8h às 21h. A entrada é gratuita para a área comum. Para ver a área monumental, com mais azulejos coloridos, é preciso desembolsar € 8.

2. Visite a Catedral (não esqueça de fazer um pedido :p)

A construção gótica não é tão famosa quando a Sagrada Família, mas mesmo assim, é grandiosa! (foto: Flickr/Creative Commons/amaianos)

A construção gótica não é tão famosa quando a Sagrada Família, mas mesmo assim, é grandiosa! (foto: creative commons/amaianos/Flickr)

Ela é menos popular que a Sagrada Família (que não é gratuita), mas ainda tem o seu charme. A Catedral de Barcelona reserva alguns horários de entrada franca: de segunda a sábado, das 8h às 12h45 e das 17h15 às 19h30. Aos domingos, o horário gratuito é das 8h às 13h45 e das 17h15 às 19h30. Ah, e não se esqueça de pedir algo especial quando entrar em alguma igreja pela primeira vez na vida! Aproveite para passear pelos becos e vielas antiguíssimos do Bairro Gótico, nos arredores da igreja. Uma dica: do outro lado da praça da Catedral, há uns rabiscos na fachada do Col.legi de Arquitectes. Acredite: foram feitos por Pablo Picasso em 1962.

Continua após a publicidade

3. Fique mais culto nos museus da cidade

Pátio de entrada do Museu Picasso de Barcelona (foto: deming131/Creative Commons)

Pátio de entrada do Museu Picasso de Barcelona (foto: deming131/Creative Commons)

Vai passar a semana em Barcelona? Vale a pena planejar visitas aos museus que liberam a entrada em alguns dias. No Museu Picasso, por exemplo, é possível entrar sem pagar nada às quintas-feiras, das 19h às 21h30. Aos domingos, a entrada é gratuita para todos, a partir das 15h. E no primeiro domingo de cada mês, ninguém paga nada durante todo o horário de funcionamento do lugar.

Também abrem de graça no primeiro domingo de cada mês: o Museu Nacional d’Art de Catalunya (a partir das 15h) e o Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (das 15h às 20h). Já o Museu d’História de La Ciutat libera a entrada aos sábados, a partir das 16h, e aos domingos, a partir das 15h.

4. Gaste um tempinho na La Rambla

(foto: Pixland)

(foto: Pixland)

Reserve uma daquelas maravilhosas tardes de sol para caminhar por toda a extensão da La Rambla, uma das alamedas mais conhecidas da cidade. Não se preocupe: ela tem cerca de 1 quilômetro de extensão – nem é tão grande assim. É aqui que ficam alguns cafés, restaurantes, lojinhas, livrarias… É a maneira mais barata e prática de conhecer o burburinho típico de Barcelona – os artistas de rua, os moradores, os turistas e, é claro, os mochileiros. Aproveite a caminhada para passar no próximo item da lista, que é…

Continua após a publicidade

5. … Se empanturre no delicioso Mercat de La Boqueria

Profusão de aromas (foto: Amanda Fernandes)

Profusão de aromas (foto: Amanda Fernandes)

Prepare o seu olfato para sentir os cheirinhos típicos da Catalunha: pimentas, especiarias, peixes, queijos, embutidos e outras iguarias esperam os visitantes para um passeio gastronômico. Bateu a fome depois da caminha pela Rambla? Encontre algum bar dentro do Mercadão, mesmo. Claro, a comidinha já não é mais gratuita (em outras cidades da Espanha, é possível comer tapas de graça ao pedir alguma bebida, mas é difícil achar bares que mantenham a tradição em Barcelona), mas comer algo típico da região faz parte da experiência de mochilar.

6. Explore o Castillo de Montjuïc

Do Castillo, é possível ter uma vista ampla da cidade (foto: Flickr/creative commons/David Davies)

Do Castillo, é possível ter uma vista ampla da cidade (foto: Flickr/creative commons/David Davies)

Não há nada muito interessante dentro do castelo – até 2009, havia um museu militar, que fechou depois que o castelo passou a ser propriedade da cidade (e não do Ministério da Defesa). Mesmo assim, dá para passear pelos arredores, conhecer os seus fossos e apreciar as vistas mediterrâneas. Nos arredores, há quatro jardins (todos com entrada gratuita a partir das 10h até o pôr do sol) com espécimes de plantas exóticas. Você ficou até depois do pôr do sol? Aproveite para ver o próximo item da lista, a…

7. …Font Mágica de Montjuïc

Águas iluminadas e dançantes: brega e lindo :p (foto: Bruno do Val Benes)

Águas iluminadas e dançantes: brega e lindo :p (foto: Bruno do Val Benes)

Continua após a publicidade

São cerca de 10 minutos de música, luz e água. A fonte, que foi restaurada em 1992 – por causa dos Jogos Olímpicos – é a grande atração do verão de Barcelona. De 30 de abril até 30 de setembro, ela jorra de quinta a domingo, das 21h às 23h30. A cada meia hora, ocorrem os shows com música.

8. Fique da cor de Barcelona – passe um dia na praia

Barceloneta (foto: creative commons/Flickr/Rosalba Casalnuovo)

Barceloneta (foto: creative commons/Flickr/Rosalba Casalnuovo)

Assim como no Brasil, a praia daqui é praticamente um evento democrático. Se você curte fazer aquilo que os brasileiros e os espanhóis adoram – caminhar pela praia – comece pela estátua do Colón, que fica no fim de Las Ramblas. Passe pela popular Barceloneta – a praia é cheia de botecos pé-de-areia que oferecem comidinhas. Não chega a ser tapas, porque não é de graça.

9. Relaxe no Parc de la Ciutadella

Feita com ajuda de Gaudí, a cascada, na entrada do parque, foi inaugurada em 1881 (foto:: creative commons/Flickr/Ruth Hartnup)

Feita com ajuda de Gaudí, a cascada, na entrada do parque, foi inaugurada em 1881 (foto: creative commons/Flickr/Ruth Hartnup)

Além de refrescar-se numa grande área verde, é no Parc de la Ciutadella que você vai entender um pouco mais sobre o orgulho catalão. O parque fica numa área onde antes existia uma fortaleza (a Ciutadella), um centro de repressão construído pelo rei Felipe V para vigiar Barcelona, depois que a cidade perdeu a Guerra da Sucessão. Junto com a construção da fortaleza, Felipe V proibiu o ensino da língua catalã e baniu a sua escrita. Hoje, o local guarda o prédio do parlamento regional de Catalunha.

Continua após a publicidade

10. Perca os sentidos no bairro El Raval

no Antic Hospital de la Santa Creu fica uma biblioteca, e a visita é gratuita (Foto: creative commons/Flickr/Katherine Price)

No Antic Hospital de la Santa Creu fica uma biblioteca, e a visita é gratuita
(Foto: creative commons/Flickr/Katherine Price)

Quer uma legítima experiência de mochileiro, um pouco fora dos clichês de locais extremamente turísticos? Passeie pelo El Raval, que já foi ponto de prostituição (algumas áreas ainda preservam a característica) e muito barra-pesada, sofreu uma ligeira transformação com a vinda de lojinhas vintage, de moradores e mochileiros hipsters, de muitos imigrantes paquistaneses e de bares descoladinhos.

Publicidade