Continua após publicidade

Pastel de Belém ou pastel de nata? Na dúvida, prove os dois

Comece a conhecer Portugal através de doces típicos do país

Por Guilherme Tosetto e Maria Ribeiro
Atualizado em 6 mar 2020, 15h20 - Publicado em 19 ago 2015, 09h18

A massa é crocante e o creme, suave e delicioso. Todo viajante que chega a Lisboa já quer logo provar um dos mais populares doces portugueses. Mas qual a diferença entre pastel de Belém e pastel de nata? O ‘de Belém’ você só encontra lá. E por trás do nome há uma tradição: surgiu em 1837 pelas mãos dos monges do Mosteiro de Jerônimo, e diz a lenda que a receita original é mantida em segredo até hoje. Se quer comer em outro lugar, peça pelo pastel de nata, encontrado em qualquer padaria, ou pastelaria, como eles dizem aqui. Fizemos uma lista com alguns dos melhores da cidade.

Aloma

O título de melhor pastel de nata de Lisboa, realizado por uma eleição local, atrai muitos visitantes a uma das pastelarias mais antigas da cidade, em Campo de Ourique. O pastel é realmente gostoso, o acesso que é um pouco difícil. O bom é que fica perto do ponto final do famoso elétrico 28. #ficaadica

Manteigaria

Já foi loja de manteigas, agora é uma fábrica de pastéis de nata. Aqui você come um, dois ou três pastéis de nata fresquinhos e quentinhos em pé, no balcão, e pode observar, entre uma mordida e outra, como eles são preparados. Localizada na rota de todo turista, ao lado da praça Luís de Camões. Impossível não fazer uma pausa por lá.

Na Manteigaria você come um e vê outros saindo do fornoNa Manteigaria você come enquanto vê outros pastéis sendo preparados (Foto: Ora, Pois!)

Pastéis de Belém

Um dos ótimos (e deliciosos) motivos para você ir até Belém. Na fábrica mais antiga de Portugal é possível provar um pastel com massa crocante e creme na medida. Normalmente há filas, mas o atendimento é rápido e não costuma demorar. Vale muito a visita.

Pastelaria Doce Doce

Um dos melhores pastéis de nata, na nossa opinião, fica em uma pequena pastelaria no bairro dos Anjos. O lugar não é muito conhecido, mas se estiver na região, não deixe de entrar e experimentar alguns docinhos. Todas as quartas-feiras têm promoção: ‘leva 6, paga 4′.

Com canela fica ainda mais gostoso (Foto: Ora, Pois!)Com canela fica ainda mais gostoso (Foto: Ora, Pois!)
Publicidade