Imagem Blog Rivotrip Por Blog Editora de Arte, Ana Claudia Crispim sai todo dia do sossego de sua casa com pomar para deixar lindonas as edições da VT
Continua após publicidade

Como pedir um café na Itália

Por Ana Claudia Crispim
Atualizado em 27 fev 2017, 15h26 - Publicado em 16 mar 2015, 08h00

Parece uma tarefa simples mas precisa de uma pós-graduação pra saber como pedir um café na Itália, principalmente em Roma. É uma bagunça danada, um bolo de gente pedindo: caffè normale, latte macchiato caldo, latte macchiato freddo con cioccolata, corto, nero, espresso. Ahhhhhhhhhhhhhh! Demorei 3 dias pra descobrir que o café que eu invejei na mesa ao lado (um simples café com leite clarinho, dois dedos de espuma, chocolate em pó por cima sujando o pires que vinha sob o copo alto de alça e pézinho, uma espécie de xícara-taça) era “latte macchiato caldo (não freddo!) con cioccolata, tudo falado num trava língua de 3 segundos. Sim, eu quase necessito de três gotas de rivotril pra administrar tamanha ansiedade.

Pedidos que parecem tão enigmáticos ditos em italiano (con schiuma, senza schiuma, freddo, calda, ristretto, lungo…) são corriqueiros e cantados no balcão onde os atendentes fazem a mágica de dispersar o bolo de gente rapidinho, sem ajuda de bloquinho de anotações, até outra horda viciada em cafeína sem culpa invadir o recinto e começar tudo de novo.

Por alguns dias tomei meu desjejum no mesmo lugar, observando os mesmos operários, engravatados, jovens barulhentos, a mulher chique de bicicleta, o homem acompanhado de seu cachorro vira-latas que era a cara do meu ginecologista – o homem, não o cachorro – se acotovelando para o ritual do café antes do dia começar. E para todos que iam embora, a saudação: una buona giornata. Ai, os italianos…

Não achei uma lista completíssima dos cafés italianos, acho que não existe! Espero que esta ajude um pouco a começar o papo.
Boa sorte (e boa diversão) na hora de aprender como pedir o seu preferido.

[crédito: by Redazione tafter.it]

Continua após a publicidade

Para entender outros cafés, em outros países.

Se você quiser ver como enxergo minhas viagens, siga-me no Intagram: @anaclaudiacrispim

 

 

Publicidade