Continua após publicidade

Roteiro de 3 dias na Cidade do Panamá

Por Da Redação
15 abr 2014, 16h00

Vou para a Cidade do Panamá por duas noites/três dias em outubro. Gostaria receber algumas sugestões de passeio e restaurantes por lá.  Janeti Bombini

 

Muita gente tem ido passar alguns dias na Cidade do Panamá por causa da conexão do voo da Copa Airlines, que costuma ter boas tarifas para os Estados Unidos e o Caribe. Aqui vai um roteirinho curto de três dias para ver a cidade (aliás, tempo mais do que suficiente).

A capital panamenha tem traços interessantes, apesar de sua identidade pouco definida (aspecto que se deve à presença prolongada dos americanos no país). Desde que o canal foi devolvido aos panamenhos em 1999 a cidade foi acometida por um desenvolvimento acelerado que lotou seu centro com uma selva de arranha-céus. A vida urbana/cultural/gastronômica ainda é carente, mas aos pouquinhos está ganhando forma.

 

DIA 1

A capital panamenha faz parte de uma pequena seleção de cidades aonde é aconselhável tomar o velho e bom busão turístico, o City Sightseen (veja o mapa aqui). Ele para por praticamente todas as atrações da cidade, e é bom para cumprir as distâncias grandes que separam o centro das eclusas do canal, por exemplo – de táxi fica caro e o transporte público é confuso. Dia 10 de abril foi inaugurada a primeira linha de metrô da cidade, que pode facilitar alguns trajetos, mas não são todas as estações que estão abertas ainda. Entre as paradas do ônibus, desça nessas que eu vou dizer a seguir, as outras deixe para explorar melhor depois.

Pamaná Viejo – ruínas de construções coloniais espanholas do século 16 que foram saqueadas pelo pirata Henry Morgan em 1671. Ali há um centro de artesanatos com produtos locais como as molas, feitas pelos índios kuna. São aplicações de tecidos coloridos lindas com as quais eles fazem painéis, bolsas e outros artigos.

Continua após a publicidade

Albrook Mall – shopping grandalhão com boas lojas de eletrônicos e cosméticos.

Eclusas de Miraflores – Centro de Visitantes do Canal do Panamá – tem um museu bacaninha e dá pra ver o canal em funcionamento.

Causeway – restaurantes beira-mar e uma loja duty free.

 

Foto: Ana Freitas/ Flickr

Panamá Viejo/ Foto: Ana Freitas-Flickr

Continua após a publicidade
F Delventhal-Flickr

As molas/Foto: F Delventhal-Flickr

 

DIA 2

Compritchas no Multiplaza, o melhor shopping da cidade. Muitas lojas conhecidas como Banana Republic, Calvin Klein, MAC, Diesel, e outras boas redes que não tem lojas no Brasil como Desigual e Mango. A Mac Store tem coisas da Apple com preços quase iguais aos dos EUA. Para o almoço vá no restaurante da rede colombiana Crepes & Waffles.

Depois, bata perna pelo Casco Viejo, a parte antiga e mais charmosa da cidade (ainda que algumas áreas sejam mal cuidadas), com cafés, hotéis butique, restaurantes, bares e o Mercado Del Marisco (aberto todos os dias). Para comer, sugiro o Las Clementinas, o Manolo Caracol e o Tántalo. Para um café, há o DiabloRosso, para um sorvete, o Granclément, e para um drinque, o Diablicos ou o DiVino Enoteca.

 

Enrique Dans-Flickr

Enrique Dans-Flickr

Continua após a publicidade

 

Manolo Caracol

Manolo Caracol

 

DIA 3

Se o dia estiver bonito, caminhe ou pedale pela Cinta Costera, que tem pista para bike e parques com um visual legal para o skyline da cidade.

Depois siga ao Biomuseu. O prédio arrojado do badalado arquiteto canadense Frank Gehry (que, por sinal, é casado com uma panamenha) guarda um museu modernoso sobre a biodiversidade e a história geológica do Panamá. No próximo mês ele deve finalmente ser inaugurado.

Continua após a publicidade

À noite fique pelos arredores da Calle Uruguay, região bem animada. Jante no La Posta, com pratos com influência italiana e caribenha, e tome drinks no bar do Manrey Boutique Hotel.

Ana Freitas-Flickr

Ana Freitas-Flickr

 

 

Publicidade