Imagem Blog Viagem no Tempo Por Blog Giovanna Fontenelle é jornalista e, às vezes, não sabe se vive no presente, no passado ou nos planos de viagens futuras.
Continua após publicidade

Quatro lugares para conhecer a história dos Estados Unidos no 4 de julho

Uma verdadeira aula de História pelas atrações mais patriotas dos Estados Unidos

Por Giovanna Fontenelle
Atualizado em 4 jul 2023, 12h25 - Publicado em 4 jul 2016, 20h10

Independence Hall, Filadélfia, Pensilvânia

O 4 de julho é o dia em que a Independência dos Estados Unidos é comemorada. Os maiores símbolos da emancipação americana são a Declaração de Independência e a Constituição dos EUA, ambas assinadas exatamente nesse edifício – que na época, é claro, levava outro nome. O prédio também foi o lugar de várias das mais importantes decisões tomadas durante a guerra e todo o processo de independência.

Hoje, além de símbolo histórico, o lugar também é um museu. Ali, é possível visitar o Liberty Bell, o sino que ficou conhecido por soar chamando a população da Filadélfia para a primeira leitura pública da declaração. O monumento, porém, já não soa mais, devido a duas rachaduras. Uma bem grande e mais antiga e outra menor e mais nova, a qual termina na palavra “liberdade” inscrita no objeto.

O famoso Sino da Liberdade e o prédio do Independence Hall logo atrás (foto: iStock)
O famoso Sino da Liberdade e o prédio do Independence Hall logo atrás (foto: iStock)

National Archives Museum, Washington, D.C.

A localização entre as Avenidas Constituição e Pensilvânia já dá uma dica do que se encontra ali dentro: a Declaração de Independência, a Constituição Americana e a Carta dos Direitos dos Estados Unidos – documento com as 10 primeiras emendas da Constituição.

Além disso, o museu também abriga outros importantes registros, como a Proclamação de Emancipação, que aboliu a escravidão no país, em 1863, e o Tratado de Louisiana, que anunciava a compra do que hoje é todo o território central dos Estados Unidos, uma área de mais de 2 milhões de quilômetros quadrados.

Continua após a publicidade
O salão Rotunda abriga os documentos mais importantes da história americana (foto: Kelvin Kay/Domínio público/Wikimedia)
O salão Rotunda, no National Archives Museum, abriga os documentos mais importantes da história americana (foto: Kelvin Kay/Domínio público/Wikimedia)

Estátua da Liberdade, Nova York

Essa atração já é de praxe, mas seu significado como monumento histórico representa muito bem o 4 de julho. A estátua foi um presente dos franceses em comemoração do centenário da Declaração de Independência dos Estados Unidos, em 1886. Além disso, ela é um símbolo da amizade entre as duas nações, uma vez que a França se inspirou na Independência Americana para realizar a Revolução Francesa, em 1789, e já que ambos os países se ajudaram e se apoiaram durante os dois processos, seja com tropas ou com apoio político.

(foto: iStock)
A Estátua da Liberdade, o maior símbolo americano e nova-iorquino (foto: iStock)

Capitólio, Washington, D.C.

Esse prédio é o símbolo do federalismo americano e, portanto, não poderia ficar de fora desta lista já que o 4 de julho pedia por um país independente, federativo e democrático. O Capitólio americano é como se fosse, para nós, o Congresso Nacional. O local é constituído pelo Senado e pela Câmera e, uma vez que é ali que se encontra o legislativo, onde os representantes do povo formulam as leis do país, representa a ponte entre os governantes e a população.

O lugar abriga exposições sobre a história dos Estados Unidos, abertas para o público em geral. Recomenda-se reservar a visita.

Continua após a publicidade
(foto: iStock)
O Capitólio também tem a própria estátua da liberdade, no topo da sua cúpula (foto: iStock)

Leia tudo sobre Washington

Leia tudo sobre os Estados Unidos

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade