Imagem Blog Viagem no Tempo Por Blog Giovanna Fontenelle é jornalista e, às vezes, não sabe se vive no presente, no passado ou nos planos de viagens futuras.
Continua após publicidade

Vídeo mostra a evolução das fotos de viagem através do tempo

Por Giovanna Fontenelle
Atualizado em 27 fev 2017, 15h05 - Publicado em 10 ago 2016, 23h11

Quando abro antigos álbuns de família, só dá fotos de viagens. Isso porque viajar sempre foi – e continua a ser – sinônimo de tirar fotografias. Mesmo com a ascensão do Instagram e do Facebook, registrar momentos importantes da vida, como viagens, persiste um hábito recorrente.

A única diferença é que, agora, os equipamentos estão mais desenvolvidos, portáveis e acessíveis, possibilitando câmeras para mais pessoas e em qualquer lugar ou situação.

Pensando nisso, uma empresa de serviço de transporte a aeroportos, a Hoppa, produziu um vídeo levantando a questão: o quanto as nossas fotos de férias mudaram com os anos? Assista:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=47z_ceHiShA?feature=oembed%5D

A linha do tempo começa em 1880, com imagens da Kodak No. 1, a primeira câmera feita para pessoas comuns, e passa por todo o século 20. Vemos o aparecimento das cores e a primeira grande mudança no hábito de tirar fotos, com o advento das câmeras de revelação instantânea (as Polaroid) e das descartáveis.

Continua após a publicidade

Na virada do século, os celulares entram um cena, mas apesar da ferramenta, o vídeo só fica muito mais veloz após o nascimento do Instagram, em 2010, devido ao aumento da quantidade de fotografias tiradas e postadas – são mais de 100 milhões de itens na #travel do aplicativo.

É interessante notar o modo como a cultura mudou. As roupas de banho evoluem de maiôs compridos, a biquínis atrevidos. Também vale reparar nos cabelos antigos e no modo como as pessoas posavam para as fotos – que de posadas não tinham muito, eram mais naturais e descontraídas do que as atuais.

Câmera antiga, passaporte e um perfeito exemplo da flat lay com o tema turismo (foto: iStock/LuckyBusiness)

Câmera antiga, passaporte e um perfeito exemplo do estilo flat lay com o tema turismo (foto: iStock/LuckyBusiness)

Já nas contemporâneas, é fácil reconhecer as modinhas, como tirar fotos de comidas e bebidas, através das janelinhas de avião, pulando em frente a paisagens, de pernas tomando sol e (a moda vigente) das flat lays – imagens que exibem objetos milimetricamente montados. E claro, não poderia faltar a queridinha e maior tendência atual, as selfies. Os autorretratos são a mais gritante e aparente mudança moderna, frutos de uma pequena, mas grandiosa modificação tecnológica: a câmera na parte da frente do celular.

Continua após a publicidade

E quanto a você, qual é o seu estilo na hora de bater o flash?

P.S.: Assim como na moda tudo se recicla e tendências vão e voltam, a fotografia analógica também tornou-se um hobby. Existe, hoje, toda uma comunidade de pessoas que fazem cliques usando máquinas de rolos de filmes graças ao apelo artístico, apesar do alto preço.

Siga-me no Insagram: @giofontenelle

Publicidade