Barcelona: os melhores restaurantes com menus de almoço da cidade

O lindinho Magnòlia: testado e aprovado no último sábado

A revista Time Out Barcelona desta semana traz uma reportagem de capa que é una mano en la rueda: um TOP 20 dos melhores lugares para almoçar na cidade.

Como já comentei várias vezes aqui em Achados, trocar o jantar por uma escapadela no meio do dia é a maneira mais econômica de comer bem e barato em Barcelona. Isso porque, assim como em muitas outras cidades europeias, de segunda a sexta, os restaurantes da capital catalã oferecem menus de preço fixo, com uma versão simplificada da carta principal.

Capa da Time Out desta semana

Os chamados menus de mediodía geralmente incluem entrada, prato principal, sobremesa, uma bebida – que pode ser vinho – e café. Em outras palavras, na hora do almoço é possível pagar 12 euros ao invés de 50 por quase a mesma coisa que você comeria no jantar.

Em tempos de crise, a festa da hora do almoço ficou ainda mais animada, com restaurantes caprichando mais na fórmula, baixando os preços e… estendendo a mamata para os finais de semana e até para as noites, coisa inimaginável antes de que a economia espanhola fosse parar no fundo do poço (tudo nessa vida tem  um lado bom).

O melhor de tudo da lista da Time Out? Ela inclui vários restaurantes que eu não conhecia, uma ótima oportunidade para driblar o vício de ir sempre aos mesmo lugares.

Com a revista embaixo do braço (todo mundo no restaurante estava com a Time Out em cima da mesa, incrível), no último sábado testei o lindo Magnòlia (o sétimo do ranking de restaurantes com menu nos finais de semana), um modernets no Barrio Gótico que serve comidinha mediterrânea com toques orientais.

Tanto a minha salada de queijo de cabra quente com abacate, como o meu suculento hambúrguer no prato estavam ótimos. E apesar da inacreditável falta de staff (um único garçom!), algo cada vez mais normal em tempos de vacas magras, tudo fluiu sem maiores problemas (a simpatia e o visual do camarero também ajudaram bastante, é verdade). A conta? 12,95 euros por pessoa.

Vocês podem ver a lista completa da Time Out, em catalão, clicando aqui. Mas destaco aqui algumas coisas imperdíveis:

Carpaccio de salmão do La Mar Salada: o Top 1 do ranking da Time Out

1. O primeiro do ranking, La Mar Salada, é um lugar do qual TODO MUNDO está falando muito bem ultimamente. É, também, um oásis de bom preço ( 13,50 pelo menu) e comida excelente no Passeig Joan de Borbó, na Barceloneta, onde há um desfile de armadilhas turísticas.

2. O Habaluc (terceiro do ranking) fica na rua mais charmosa de Barcelona, a Enric Granados. É o tipo do lugar onde você jamais esperaria pagar míseros 11,90 euros por um almoço.

3. Ahhhhh! Como eu não descobri isso antes: na quinta e na sexta, o Dos Palillos, do chef Albert Raurich (que foi durante nove anos o chef do El Bulli, de Ferran Adrià), tem um menu a 20 euros!

4. Os caras da Time Out se esqueceram de dizer que o bonitão Támara (17o do ranking), que tem um menu a 11 euros na hora do almoço, também tem ótimas opções de preço fixo na hora do jantar.

5. O Mamacafè, um dos mais badaladinhos do Raval, ganhou o segundo do ranking dos que oferecem menu no final de semana. Ótima sacada!

6. Ótima pedida para um jantar num lugar bacanérrimo por 14 euros: Somorrostro, na Barceloneta. Mas só para os 20 primeiros a chegar.

Clique aqui para ver a lista dos meus favoritos, publicada há mais de 2 anos (meus favoritos mudaram, mas esses continuam sendo boas opções — aguarde a lista atualizada, logo mais).

Clique aqui para ler o dossiê de dicas de Barcelona

Siga este blog no Twitter: @drisetti

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.