Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Como conseguir as tarifas mais econômicas do AVE, o trem rápido entre Madri e Barcelona, pela internet, passo a passo

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h09 - Publicado em 15 ago 2008, 05h08

ATUALIZANDO ESTE POST (02-08-2010): Quando escrevi este manual, há dois anos, o sita da Renfe ainda aceitava cartões de créditos de bancos estrangeiros. Hoje em dia, os cartões de crédito brasileiros não são aceitos, salvo raras exceções (eu diria que 10% das pessoas conseguem comprar com cartões tupiniquins). Veja como solucionar este problema, comprando por telefone, clicando aqui.

Muitos leitores me deixaram comentários e me mandaram e-mails aflitos com o mesmo problema: não conseguem, de jeito nenhum, comprar as passagens do AVE — o trem rápido entre Madri e Barcelona — pela “tarifa web” (a mais econômica, que tem 60% de desconto e, atualmente, pode chegar a 49,75 euros). E não é à toa. O site da Renfe, a empresa que administra as principais vias férreas da Espanha é, além de tecnologicamente defasado, SAFADO. Aqui vão os truques para você não cair nas pegadinhas:

Em primeiro lugar, para comprar a passagem na tarifa web, é preciso antecedência de quinze dias no mínimo. Se você estiver em cima da hora, o máximo que dá para conseguir é a “tarifa estrella”, para a qual você pode adotar o mesmo procedimento abaixo. Atenção: o AVE vai de Madrid Puerta de Atocha a Barcelona Sants e vice-versa. E são essas estações que você deve selecionar no quadrinho no lado superior esquerdo da tela. Portanto, se no resultado da busca sair alguma estação diferente, como Madrid Camartín, é porque o bilhete é para o trem normal, que demora 6 horas!!! Neste caso, volte para a página inicial e clique de novo na estação correta.

A tela seguinte mostrará os horários disponíveis. E, na coluna da direita, você verá quais desses horários têm disponível a “tarifa web”, indicada com um W.

Continua após a publicidade

Aí começa a pegadinha. Na coluna onde você vai fazer o clique, não aparece a tarifa web. A-há! Então clique na classe turista, mesmo que o preço ao lado indique 124,50 euros.

Na tela seguinte, se você não souber dessa manha, de duas uma: ou você desiste de comprar ou paga mais caro.

Mas tá vendo esse preço aí? Ele pode mudar com um passe de mágica

Continua após a publicidade

Basta clicar nesta casinha esperta que, tcharan, aparece a tarifa web, que você deve selecionar.

Daí basta esperar alguns segundo e pronto, o valor é reduzido! Daí é só preencher os dados da compra e comemorar. Se nessa hora, ou em qualquer momento, acontecer algum problema técnico no site (o que é muuuuuito comum), não desista. Tome um café, respire fundo e volte mais tarde. Uma hora vai!

Atenção maiores de 60 anos: na Espanha, quem passou dos 60 pode tirar a Tarjeta Dorada, uma carteirinha que dá até 40% de desconto em viagens de trem!!! Estrangeiros também podem! Basta ir, com o passaporte, nas estações de trem principais da cidade e solicitá-la.

Publicidade