Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Um lugar para descobrir: a região produtora de vinhos de Somontano, na Espanha

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h08 - Publicado em 1 out 2008, 19h10

E para finalizar a minha declaração de amor à região da Sierra de Guara, de Alquézar e de Asque…


O bodega high-tech da Isius… com jeitão de La Rioja

Como tinha comentado en passant em posts anteriores, aquelas bandas estão dentro da Denominação de Origem de Somontano, uma região produtora de vinhos que não é tão pop quanto a La Rioja ou a Ribera del Duero (as mais famosas da Espanha), mas que produz belos tintos e brancos, tem vinícolas das mais modernas às mais tradicionais, além de uma bela estrutura para o enoturista.


O mapa da região (em versão legível) está em www.rutadelvinosomontano.com

O epicentro da Rota do Vinho de Somontano é a cidadezinha de Barbastro, onde fica o centro de informações. Ali estão várias bodegas que oferecem visitas guiadas: Fábregas, Pirineos, a famosa Viñas del Vero, Blecua, Lalanne (+34/974-310-689) e a espetacular Irius, uma criação ousadíssima do arquiteto Jesús Marino Pascual, com jeitão — e investimento – das pirotecnias high-tech da La Rioja.


O visual da região é disso pra melhor…

Continua após a publicidade

Ali pertinho, na cidadezinha de Salas Bajas, também está a Bodega Enate, que produz um dos meus vinhos espanhóis preferidos, diga-se de passagem.

Mais adiante, em Salas Altas, é possível ter um visual panorâmico da região, a partir da Ermita de la Candelera. Ou seja, um passeio tão consistente e emocionante como explorar uma região produtora de vinhos de primeira, sem preços inflacionados (muito pelo contrário), filas e aquela sensação de estar fazendo algo batido.

O caminho das pedras eu já dei: alugar um carro, uma casa rural e rodar por ali comendo e bebendo. Para acompanhar o vinho, Somontano tem cordeiros que passam a vida pastando alecrim, queijos com personalidade própria (Las Almunias e Radiquero), carne de porco que só a Península Ibérica tem, azeite de oliva caseiro, além de aspargos e tomates direto da horta.

Continua após a publicidade


A Viñas del Vero, uma das mais famosas e tradiconais da região

Anotem este nome, porque Somontano ainda vai dar o que falar.

Veja outros posts sobre a região:

O barato de alugar uma casa rural na Espanha

Blogueira sobrevive ao Barranquismo na Sierra de Guara

De sunga verde, meia preta e capacete numa cidade medieval: bem-vindo a Alquézar

Publicidade